O que é o Inbound Marketing: Tudo que você Precisa Saber

Início » Inbound Marketing » O que é o Inbound Marketing: Tudo que você Precisa Saber

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O INBOUND MARKETING

Estamos diante de uma nova era de comunicação onde as empresas estão cada vez mais competitivas no mercado buscando conquistar espaço na internet. E aí você deve estar se perguntando: Porque eu deveria dar importância para esse tal de Inbound Marketing?

MAS O QUE É INBOUND MARKETING?

O Inbound Marketing é uma estratégia que faz os potenciais clientes da sua empresa irem atrás de você através da geração de conteúdo relevante que sane as dores que essas pessoas têm e que o seu produto pode ajudar / consertar / curar. Você já deve ter visto por aí de forma solta diversas marcas e autoridades sociais divulgando webinars, lives, eBooks gratuitos e outros materiais que lhe entregam valor, correto? Talvez até já tenha tentado executar uma dessas estratégias de forma avulsa e não obteve os resultados que você esperava. 

A resposta para este incomodo vem na forma do Inbound Marketing. A leitura é um pouco longa mas te garanto que ao final dela, você não apenas estará apaixonado por esta estratégia como entenderá de uma vez por todas o que existe por trás de todo aquele mecanismo de marketing digital que até então, estava obscuro.

NINGUÉM GOSTA DO MARKETING DE INTERRUPÇÃO

Antes disso, vamos esclarecer um conceito bem simples. Durante centenas de anos, o modelo de marketing que predominou nos negócios foi o marketing de interrupção. Isto significa que precisávamos interromper uma atividade, muitas vezes prazerosa do nosso público para mostrar algo que muito provavelmente ele não estaria interessado naquele momento. Um exemplo bem prático disso, é assistir um filme e ser interrompido (ahá!) para assistir um comercial de prestobarba. Se identificou?

Marketing de Interrupção em um gif.
Marketing de Interrupção em uma Imagem.

A consequência disso é que a porcentagem do público impactado que irá de fato se levantar da cadeira para ir comprar o prestobarba, ou qualquer outro produto ou contratar um serviço, é baixíssima. E isto se aplica para desviar a atenção de um motorista para um outdoor, interromper o programa de rádio, abrir o vidro de uma janela para receber um panfleto, a até mesmo alguma situação mais atual, como ver um anúncio no youtube ou instagram. 

A audiência desse tipo de propaganda já deu a sua resposta enquanto comportamento de consumidor. Adblock para youtube, Netflix para assistir seus programas favoritos sem interrupção e sem ter que esperar a próxima semana. e o mais importante de todos, o LGPD que promete dar um basta na utilização de dados coletados dos usuários na internet e isto significa que os tão populares anúncios de facebook e google poderão sofrer com isso.

LGPD e segurança dos dados e privacidade
O LGPD vai regular o marketing que conhecemos e torná-lo cada vez menos invasivo.

FIQUE POR DENTRO DA LGPD

Para mais detalhes sobre o LGPD, a Resultados Digitais, a qual somos Parceiros Silver, preparou um artigo muito bacana sobre esta regulamentação. Você pode acessá-lo clicando aqui.

E a solução? Marketing de Atração. A principal diferença deste tipo de marketing, é que não estaremos indo interromper as pessoas em seus momentos de lazer, mas executaremos estratégias para que quando o usuário vá buscar por informações a fim de sanar seus problemas, a sua empresa apareça para ele de forma natural e fluida. Neste cenário, o Inbound Marketing é uma das melhores ferramentas para executar o Marketing de Atração. Vamos ver como?

Inbound Marketing e Marketing de Atração
Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração.

O INBOUND MARKETING

O Inbound Marketing se baseia em um princípio bem simples. O seu consumidor possui uma ou mais dores que o levam até o seu produto / serviço. Portanto, ao explorar essas dores, em formato de conteúdos que ajudam-o a entender melhor os problemas que ele tem, porque acontecem e como resolvê-los, através de eBooks, vídeos, planilhas, templates, infográficos, webinars e muito mais, sempre atendendo aos critérios impostos pelas legislações de proteção de dados.

Ao ofertar estes materiais, em troca de cadastros, você irá iniciar um processo de relacionamento com este público, através de emails, levando este público para outros materiais, onde eles poderão se cadastrar fornecendo outros dados úteis para que você possa sentir em que etapa da jornada de compra ele está e apenas apresentá-lo com soluções quando realmente for o momento correto em que ele estará de fato disposto a adquirir o seu produto / serviço. 

Percebe como esta estratégia é muito mais eficiente ao invés de gastar rios de dinheiro anunciando e coletar menos de 1% de retorno daquele anúncio? 

INFINITAS POSSIBILIDADES

Mas não é só isso! Uma boa estratégia de Inbound Marketing possibilita que todos os seus canais digitais se integrem em prol de uma estratégia eficiente que possa aumentar o final da corda, ou seja, as vendas da sua empresa. Aliado a este tipo de estratégia estão os poderosos CRMs, software responsável por organizar os processos comerciais da sua empresa, os chatbots de automação de conversas para poupar tempo de sua equipe comercial e até mesmo as mídias pagas, que poderão agora atingir o seu público de forma menos agressiva, uma vez que eles não serão mais incomodados pela interrupção em nenhum momento de sua jornada.

ETAPAS PARA COMPOR UMA ESTRATÉGIA DE INBOUND MARKETING

PLANEJAMENTO

Como qualquer outra estratégia de marketing, um bom planejamento precisa ser feito, caso contrário, você não irá entender o seu público da forma correta! E o pontapé inicial para qualquer planejamento é construir a sua persona. Caso você deseje saber mais sobre esse assunto, ao final desta leitura, recomendamos visitar o nosso artigo sobre personas em nosso blog clicando aqui.

Após isso, precisamos construir a jornada de compra destas personas a fim de saber exatamente que tipos de conteúdos precisamos elaborar para atrair a sua audiência para iniciar um relacionamento de comunicação saudável e assertivo.

Funil de Inbound Marketing
Estratégia padrão de Marketing Digital alinhada a uma Jornada de Compra ilustrada em formato de funil.

Por fim, pôr no “papel” todas as ações que serão realizadas, determinar responsáveis e datas para que elas aconteçam. Não deixe o planejamento morrer no papel! Organização é extremamente importante para que tudo aconteça.

CONTEÚDO

O seu planejamento deve ter descoberto onde o seu público está. Na rua? Nas redes sociais? Pesquisando no Google? Utilizando algum aplicativo específico? Dentro dos restaurantes? Em um coworking? Então o primeiro passo é montar conteúdos relevantes para essas pessoas em seus habitats. A Rock Content, uma das maiores autoridades em conteúdo do Brasil e talvez até da América Latina, possui um banco de estatísticas muito interessantes que podem te ajudar a identificar a relevância de cada mídia digital no panorama geral da internet. Você pode conferir os dados através deste link.

Em terra de Marketing Digital, Conteúdo é Rei.

Tipos de Conteúdos que devem ser considerados:

  • O seu próprio Website;
  • Blog;
  • Email;
  • Posts em Redes Sociais e suas demais funcionalidades;
  • eBooks;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Vídeos;
  • Apresentações;
  • Lives;
  • Grupos de mensagem;
  • Animações;
  • Podcasts;
  • Etc.

Conseguiu enxergar o quanto as opções são vastas? Mas lembre-se que não se trata de você, e sim do seu público! Então é muito importante encontrar um equilíbrio entre aquilo que você pode fazer de melhor, mas que o seu público também se identifique. Então nada de criar um podcast para um público que não consome este tipo de mídia ou eBooks para quem não gosta de ler.

CRIE O SEU PRÓPRIO CANAL DE COMUNICAÇÃO

Se você quer anunciar no Facebook (ou Instagram, claro), você está preso as regras que esta plataforma lhe impõe. Mesma coisa para os anúncios do Google, e até mesmo se você estiver tentando rankear nos motores de busca. Porém, e se você criar o seu próprio canal de comunicação? Se o Facebook fechar amanhã, ou o Google mudar seus algoritmos, basta ter o email da sua audiência que você poderá levá-la para onde você quiser, desde que ela também esteja disposta a ir, é claro.

Assine nossa Newsletter e fique por dentro sempre que houve um novo artigo no blog.

Isto funciona também para grupos de whatsapp e telegram, porém com mais limitação. Você tem limite de usuários em um grupo de whatsapp e o telegram depende da disponibilidade da sua audiência, e as punições são mais severas. Quem usa whatsapp como meio de comunicação principal, já sabe o quão fácil é para seu número ser bloqueado permanentemente pela plataforma caso muitos usuários denunciem o seu telefone.

Além disso, vale lembrar que 99% dos consumidores, utilizam a sua plataforma de email diariamente, o que reforça ainda mais a importância desta ferramenta, mesmo em dias de hoje.

OBS: Não cometa o deslize de subestimar a ferramenta email, para se ter idéia, estatísticas mostram que um email é 40 vezes mais efetivo para aquisição de novos clientes do que as redes sociais mais populares que temos hoje.

CONQUISTE SEU PÚBLICO

Através de ferramentas como RD Station, você pode ofertar todos estes conteúdos mediante um cadastro em uma Landing Page (Neste caso, páginas de captura) que o visitante irá preencher em troca do acesso a eles. Uma vez consumado, estes usuários irão entrar no seu canal de comunicação privado, onde poderão receber seus emails, lembrando-se de respeitar cada etapa da jornada destas pessoas para não causar nenhum tipo de experiência negativa para elas.

Mas como fazer esses emails? Simples! Leve-os para outros conteúdos que possam contribuir para a jornada de compra delas, de acordo com os perfis apresentados em sua persona! Outros materiais ricos em Landing Pages, posts no seu blog, suas redes sociais, links para lives / webinars, páginas específicas em seu site, whatsapp da sua empresa para tirar dúvidas ou entrar em contato. As possibilidades são muitas. Se você quiser aprender mais a fundo sobre como construir um email de qualidade, nós temos um artigo que mostra passo a passo como desenvolver um email tin tin por tin tin! Clique aqui para acessar o artigo.

Email Marketing feito com Carinho ainda é a Melhor Estratégia de Relacionamento.

UTILIZE UM FUNIL DE CONTEÚDO

A sua jornada de compra descreve quais passos o seu público caminha até chegar ao ato da compra. Você deve sentir a sua base de usuários percorrendo esse funil e entregar conteúdos que supram as necessidades de cada etapa. No geral, o funil de conteúdo é composto por:

Topo de Funil

Estas pessoas não tiveram contato com você ainda, portanto você deve oferecer conteúdos mais leves, focados nas dores desse público e entregando valor a elas, no intuito de tentar amenizar essas dores, para que elas consigam entender o que estão passando, para assim, começar a procurar entender melhor sobre elas, suas causas e dependendo do seu grau de necessidade, buscar resolvê-las.

Meio de Funil

Uma vez que elas foram auxiliadas pelos seus conteúdos, elas irão procurar entender quais as possibilidades que elas têm para encontrar uma possível solução para os estes problemas. Nestas etapas, são bastante comuns ofertar tabelas comparativas de soluções, webinars focados na solução destes problemas, conteúdos que trazem essas pessoas para mais próximo de você, a fim de conhecerem a sua autoridade e desenvolver um vínculo com o seu negócio. A chance de eles levantarem a mão, ou seja, entrarem em contato direto com você para adquirir um produto / serviço nesta etapa, é muito alta, dependendo da qualidade do conteúdo que você entregou.

Fundo de Funil

Representa o fim da jornada, ou seja, a aquisição do seu produto / serviço. O Inbound Marketing é a estratégia de Marketing Digital que demonstra empatia com as dores de um público (Topo), para que eles possam tentar entender melhor sobre essas dores (Meio), a fim de iniciar um processo de compra com o seu negócio (Fundo). Nesta etapa, são bastante comuns, conteúdos que oferecem consultorias, demonstrativos (se o seu modelo de negócios tiver), apresentações e outras abordagens que puxam os seus Leads (todas estas pessoas que se cadastraram e entraram para sua base) para um possível contato comercial.

Uma vez que a estratégia de Inbound Marketing está funcionando corretamente. Basta partir para o abraço!

Caso queira se aprofundar mais sobre o assunto, nós temos um conteúdo mais aprofundado em formato de eBook que distribuímos gratuitamente, para acessar, basta clicar aqui.

FORMULA MÁGICA PARA TER INBOUND MARKETING

Executar todas essas etapas pode ser um projeto bem árduo. Para facilitar tudo isso em um único lugar, a Resultados Digitais, uma das maiores autoridades em Inbound Marketing da América Latina, desenvolveu uma plataforma que talvez você já tenha ouvido falar, o RD Station. Plataforma esta que reúne as melhores soluções de Landing Pages, Email Marketing, Automação de Emails, Segmentações, tratamento de Leads, CRM gratuito, Formulários e Popups, integrações com outros CRMs, outras ferramentas e muito mais! Caso tenha interesse em implementar esta estratégia dentro da sua empresa, você pode entrar em contato conosco através do nosso botão de whatsapp que flutua em nossa página (Um recurso poderosíssimo do RD Station) ou se cadastrar em nossa Landing Page, desenvolvida dentro do RD também clicando aqui.

SOMOS AGÊNCIA PARTNER SILVER

Cordel Digital Marketing é RD Partner Silver.

Espero que este artigo tenha te ajudado não apenas a entender melhor sobre o Inbound Marketing, como também ter dado diversos insights a respeito do Marketing Digital em geral. Sinta-se à vontade para enviar um email para nós através da nossa página de contato para dar um feedback ou trocar uma ideia conosco, que estaremos a disposição!

MATERIAIS GRATUITOS

Confira a nossa biblioteca educacional de Marketing Digital