O EMAIL MARKETING FUNCIONA, SIM!

Início » Inbound Marketing » O EMAIL MARKETING FUNCIONA, SIM!

 

Email ainda é uma das ferramentas mais poderosas de comunicação. As vezes escuto bastante falar que esta técnica foi ultrapassada por outras soluções que estão mais em evidência, porém os números dizem outra coisa!

Comparando com as redes sociais, por exemplo, a taxa de engajamento de uma rede social para os seus seguidores flutua entre uma margem de 0,5% e 3%, dependendo da rede em questão. Já se falando de email, a média de abertura é de 10%, podendo subir de acordo com a qualidade da base. Aqui na Cordel, temos uma média de taxa de abertura dos emails acima de 30%.

Vale reforçar também que o email é bastante utilizado junto com outras estratégias, em especial com o Inbound Marketing, que faz parte das novas tendências de mercado no que diz respeito a potencializar empresas na internet. Caso você queira saber mais sobre Inbound Marketing, basta clicar no banner abaixo para fazer o download do nosso eBook gratuito.

Sendo assim, reforçando mais uma vez, email marketing e newsletter ainda são ferramentas muito poderosas! Estabelecendo isso, vamos em frente.

  MAS O QUE É E PARA QUE SERVE O EMAIL MARKETING?

O email marketing pode ser utilizado das seguintes formas:

  • Newsletter com novidades e informações sobre o seu segmento que sejam relevantes para o seu público;
  • Ofertas (muito cuidado aqui) promocionais relevantes;
  • Relacionamento com o seu cliente;
  • Conteúdo automatizado.

É importante ressaltar, que é necessário projetar e monitorar a frequência de emails e a relevância deles para a sua audiência, pois as pessoas odeiam receber muitos emails ou emails desnecessários, portanto você pode cair em uma lista de spam e isso pode prejudicar todo o seu domínio, podendo até mesmo entrar em uma blacklist, o que vai resultar em uma experiência muito desagradável para você e sua empresa.

COMO TRABALHAR COM EMAIL MARKETING?

A primeira coisa que você tem que ter em mente ao pensar em criar uma estratégia de email marketing, é que será necessário planejar um conteúdo para ser trabalhado com o seu público, caso contrário você estará escrevendo para pessoas que não querem falar com você, gerando um desgaste da sua marca na internet e jogando todo o seu esforço fora uma vez que você não atingirá os resultados que espera.

Aqui vai uma receitinha de bolo bem simples para iniciar qualquer atividade de email marketing:

  1. Colete detalhes do seu público alvo e elabore suas personas;
  2. Construa um calendário de conteúdo com pautas interessantes para essas personas;
  3. Estabeleça o período entre cada disparo de email, tendo cuidado para não sobrecarregar o seu público;
  4. Dispare seus emails seguindo os critérios estabelecidos;
  5. Monitore o engajamento da sua base de emails através das métricas de abertura, cliques, etc;
  6. Revise o seu plano de acordo com as análises feitas, considerando os conteúdos propostos, distância de tempo entre cada email enviado e outros detalhes que façam parte da sua estratégia que possam ser melhorados.

 

Caso você tenha interesse em saber também como trabalhar com Instagram, youtube ou qualquer outra plataforma que funciona bem com vídeos, não deixe de conferir o nosso artigo sobre produção de vídeos, o formato que mais engaja em todas as plataformas nos últimos tempos.

FERRAMENTAS DE EMAIL MARKETING QUE PODEM AJUDAR

 

Hoje existem muitas soluções inteligentes e robustas para se trabalhar com email, indo desde disparos segmentos a soluções de automação completas que permitem o mapeamento geral dos seus emails e a visualização das métricas como taxa de abertura, cliques e outras.

 

Abaixo você pode conferir as principais do nosso mercado que podem turbinar as suas estratégias de email:

 

  • RD Station – Automação de emails robusta e completa para alavancar o seu negócio;
  • Mailchimp – Para disparar seus emails e acompanhar métricas;
  • Mail-tester – Testa se o seu email passa nos testes de spam;
  • Freepik – Banco de imagens gratuitas com opção de assinatura para mais funcionalidades;
  • Gerador de Personas – Para construir a sua persona;
  • Gerador de Jornada de Compra – Muito útil para mapear que conteúdos podem ser interessantes para o seu público;
  • Google Sheets – Ferramenta essencial para construir calendários e anotar sua lista de conteúdos / pautas / métricas.

Inclusive, nós da Cordel Digital, somos Partner Silver da RD Station.

Caso você tenha interesse em trabalhar com a plataforma, não deixe de nos contactar!

 

 

EMAIL MARKETING NA PALMA DA SUA MÃO

 

Tendo tudo isso em mãos, você já pode construir uma estratégia eficiente de email marketing para sua empresa. E caso tenha mais dúvidas, pode ficar a vontade para nos contactar através do nosso whatsapp que estaremos super dispostos a responder suas perguntas.

 

Nos vemos por ai! 🙂

Receba Novidades por E-mail

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email e seja um Cançaceiro Digital

Conteúdo Rico

A importância do Google Ads para a sua empresa

A importância do Google Ads para a sua empresa

Você já deve ter se perguntado algumas vezes sobre o que é o Google Ads e qual a utilidade dele para o funcionamento da sua empresa. Aqui nós iremos destrinchar todas essas dúvidas que você tem e iremos te mostrar como essa ferramenta é essencial para o sucesso da sua...

Logotipo ou Logomarca?

Logotipo ou Logomarca?

Se você está no grupo daquelas pessoas que ainda se confunde ou mesmo não sabe a diferença entre Logotipo e Logomarca, pode ficar sossegado que iremos tirar sua dúvida agora! Ao puxarmos para o lado da linguagem vemos que, em grego “logos” tem por definição: Conceito,...

Identidade Visual, o que é?

Identidade Visual, o que é?

Quer saber como uma Identidade Visual pode ajudar você e a sua empresa? Então segue o artigo que fizemos para você ficar por dentro e ver o seu negócio decolar!Para se criar e, principalmente, manter uma pequena empresa na ativa, é preciso que se tenha: capital, um...

Como obter bons resultados promovendo no Instagram do seu negócio?

Como obter bons resultados promovendo no Instagram do seu negócio?

É fato que a promoção de marcas, produtos e serviços é uma atividade importantíssima para o seu negócio. No entanto, para que isso aconteça de forma qualitativa é necessário escolher a melhor ferramenta, levando-se em consideração a maximização do resultado final...

O que é SEO ?

O que é SEO ?

Todo mundo quer ter um site no topo das pesquisas do GOOGLE, mas pouquíssimas pessoas sabem o que é SEO (Search Engine Optimization) conhecido como otimização de sites. Essas três letrinhas podem ajudar a aumentar de forma considerável os acessos do seu site, mas para...

Empreendedorismo Digital

Empreendedorismo Digital

Em outros tempos , ao se pensar em começar um negócio sem ter um sócio ou uma equipe muito boa seria loucura. Hoje em dia nessa era digital que vivemos isso não é mais problema. Cada vez mais empresas vem mostrando que empreender no meio digital é algo bem menos...