Como posso aumentar a minha audiência?

Início » Marketing de Conteúdo » Como posso aumentar a minha audiência?

Em um mundo onde os olhares estão cada vez mais voltados para as pequenas telas dos dispositivos móveis, o marketing de conteúdo tem sido uma estratégia muito explorada por empresas e empreendedores individuais.

Se o marketing de conteúdo ainda não faz parte do seu leque de estratégias, é hora de começar a considerar uma adaptação à nova realidade em que estamos inseridos.

Apesar de todas as ferramentas e facilidades que a estratégia de conteúdo apresenta, só produzir o material e disponibilizar nas redes não é mais o suficiente.
Segundo um estudo feito em abril de 2019 pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), mais da metade da população mundial já estava conectada à internet até a data da pesquisa, sendo 3,9 bilhões de pessoas, que é o equivalente a 51% da população mundial.
Com tantas pessoas online juntas, tendo livre acesso a tantos tipos diferentes de conteúdo, o que fazer para se destacar?

Um bom planejamento de pautas pode ajudar!
O planejamento vai desde um levantamento de assuntos relevantes na atualidade e temas nos quais o seu target esteja inserido, até a decisão na estratégia de execução, como a rede social escolhida, e os recursos a serem utilizados dentro dela, por exemplo.

Separamos neste artigo algumas dicas para aumentar a audiência do seu negócio nas redes sociais.

Onde, quando e como.

Qual será a plataforma? Quais os horários e a frequência das publicações? Quais vão ser os recursos? IGTV, Stories, um post simples com uma legenda completa?
Para quem não faz ideia de por onde começar, dar início ao planejamento respondendo estas perguntas é um ótimo primeiro passo.
Definir os melhores dias e horários é essencial para o sucesso dos seus posts.
Se você não souber como descobrir informações como horários de pico de usuários,  uma dica válida é o uso das informações da ferramenta Analytics de cada plataforma.
Utilize esse conhecimento para selecionar os dias com maior probabilidade de atingir o público desejado.
Escolha os períodos de pico para promover os conteúdos mais interessantes e que deseja dar maior visibilidade.

Onde será postado?

É fato que o Instagram tem se tornado para muitas pessoas, a primeira ferramenta de pesquisa que vem à cabeça quando o consumidor deseja saber mais sobre um determinado produto ou empresa.

É lá onde encontramos referências de pessoas que estiveram no local, consumiram o produto ou contrataram o serviço, bem como suas opiniões, além de informações como valores, promoções, e de fato a aproximação do público com a empresa.
Só dentro desta plataforma, existem muitos recursos disponíveis e gratuitos que podem ser utilizados, dependendo do objetivo da sua postagem.
O IGTV tem sido cada vez mais utilizado por se tratar de um recurso que permite a postagem de vídeos em formato vertical, com duração de até 60 minutos e que não somem após 24 horas, diferente dos stories, que permanecem no ar apenas por este período, e tem o limite de 15 segundos, ou ainda do feed, que apesar de ser permanente, tem duração máxima de 60 segundos.
Além serem mais atrativos, os vídeos possuem comprovadamente mais resultados, isso se deve à possibilidade de maior interação e aproximação com o público. As pautas de vídeo certas podem mudar os seus resultados e impulsionar o seu engajamento de forma surpreendente. Se você quiser saber mais sobre elaboração de conteúdos para vídeos, ou entender mais sobre este recurso nas redes sociais, confira o nosso artigo QUAL A IMPORTÂNCIA DOS VÍDEOS? – A 7° arte aplicada aos seus negócios.

O conteúdo certo

Para te ajudar no controle das postagens e também nos conteúdos e timing das postagens, uma ótima solução pode ser a construção de um calendário editorial.
Essa agenda de publicações ajuda a manter suas postagens em dia e produzir os conteúdos em tempo hábil para a publicação.

Pode ser uma planilha no Excel ou outro editor de tabelas, insira a data e informações do conteúdo, além da plataforma (rede social) onde será postado.
Além dos conteúdos, é importante pensar no formato da sua postagem.

Qualidade e consistência do conteúdo

Mais importante do que postar todos os dias, é preciso conseguir captar a atenção do seu público, por isso é importante planejar cada post e foto a ir ao ar.
Além do planejamento, é necessário manter uma constância nas postagens.
Lembre- se que uma página parada jamais irá gerar engajamento, muito menos vendas. Os seus leads se perderão, assim como todo o planejamento feito anteriormente.

Se você gostou das dicas neste artigo, ou quer saber mais sobre estratégias de marketing e afins, confira os nossos artigos disponíveis no blog. Dúvidas? Entre em contato conosco!

MATERIAIS GRATUITOS

Confira a nossa biblioteca educacional de Marketing Digital