SEO para Ecommerce funciona?

Início » SEO » SEO para Ecommerce funciona?

Fala cabra!

Todo negócio de comércio eletrônico precisa saber como alavancar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO). SEO refere-se à classificação de sua empresa em uma pesquisa no Google por uma determinada palavra-chave. Se tu queres estar na primeira página de pesquisas relevantes, de preferência no número 1, vai ter que aprender a usar o danado do SEO.

Para isso, as primeiras impressões são essenciais; se um cliente vê sua loja de comércio eletrônico como um resultado principal, eles são mais propensos a comprar.

SEO não precisa ser essa dificuldade toda aí que o povo fala não. Uma vasta gama de ferramentas, gratuitas e pagas, podem ajudá-lo com o comércio eletrônico. Por exemplo, o Google tem a opção gratuita do Search Console, que permite testar a integridade de cada uma de suas páginas.

> Conheça mais do glossário do Marketing Digital <

Pesquisa por Palavras-Chaves

Os algoritmos do Google classificam as páginas com base em sua classificação para palavras-chave, entre outros fatores. As palavras-chave mais simples são aquelas relacionadas a marcas famosas; se tu digitar “Wikipedia”, a Wikipedia será a primeira a aparecer. Se és uma loja de comércio eletrônico que está competindo com milhares de outras lojas, é provável que não vai ser nada icônico, pelo menos por enquanto.

Escolher palavras-chave relevantes para o seu negócio, é o segredo. Embora a lista de pesquisas do Google relacionadas possa ajudar na escolha de um item, ferramentas específicas podem refinar o processo. Palavras-chave em todos os lugares é uma das melhores ferramentas gratuitas e a versão premium é valiosa.

Se o resultado é o que tu buscas, eu mesmo recomendo ir para o fruto mais fácil e escolher as palavras chaves de classificação mais altas. Queres que mais pessoas vejam seu site; isso significa pesquisar as palavras-chave que são mais prováveis ​​para o Google. Veja quais são os mais relevantes para sua empresa e escreva as descrições de seus produtos de acordo.

Para um redator escrever essas descrições e postagens de blogs de forma efetiva, eles precisam das palavras-chave designadas e termos relevantes. Quanto mais conteúdo útil tu tiveres, maior a probabilidade de se classificar. Por “útil”, quero dizer o conteúdo que responde a possíveis perguntas e explica como seus produtos ou serviços são úteis para um consumidor-alvo.

Considere este cenário de caso: Estas vendendo paletas mexicanas. Os termos podem incluir “picolé mexicano, paletas, paletas mexicanas ou picolé de leite condensado”. Dependendo do programa que tu usas, ele te dirá quais desses termos são os mais valiosos. Se tu desejas se classificar acima da Wikipedia nas pesquisas um dia, tudo isso tem que ser otimizado.

Crie únicos, Conteúdo Valioso

O conteúdo torna o seu negócio valioso. Por “conteúdo”, quero dizer os artigos escritos, descrições de produtos e postagens de blog em seu site. Não faz mal ter uma boa redação em uma lista de e-mails, mas o SEO só conta o que uma pessoa pode encontrar usando o Google.

Vamos voltar ao exemplo da paleta

Uma página de descrição do produto mostraria o diferencial da sua paleta. Ideal seria redigir de 500 a 1.000 palavras, dependendo do seu público-alvo, sobre como seu produto é feito e diferenciado, com uma frase de chamariz estimulando-os a fazer uma compra ou entrar em contato com sua equipe (Call to Action, CTA).

Como isso se relaciona com o SEO? As pessoas clicam em seu site para esse termo de pesquisa e encontram valor no produto. Quanto mais eles clicarem, maior será sua classificação. Portanto, tu precisa motivá-los a continuar clicando.

Certifique-se de que cada página tenha meta descrições. Esses são pequenos parágrafos relevantes para a página em questão, que incluem a palavra-chave que tu está direcionando e o nome da sua empresa. O Google os encontrará e classificará de acordo. Metas relevantes podem ajudar na classificação da sua página.

Evite o conteúdo duplicado, tanto quanto possível, usando as mesmas palavras-chave. Alguns sites costumam tentar obter uma classificação mais elevada, imprimindo a mesma palavra-chave repetidamente em uma única página. O Google percebeu e implementou penalidades para esse “excesso de palavras-chave”. Por esse motivo, para encontrar o equilíbrio certo, considere usar uma ferramenta mais efetiva, que às vezes quer dizer investir um pouco de dinheiro.

Link Building

Backlinks são valiosos para construir suas posições no Google. Esses são links essenciais para empresas relevantes, e tu coloca em suas páginas e deseja que alguns retribuam o favor. Quanto mais links tiver, mais poderá construir essas conexões.

Se tu queres backlinks úteis que se apliquem aos seus produtos ou serviços.

O Google observa quando os sites têm spam ou links quebrados e penaliza de acordo. O mesmo vale para quando os links são quebrados em seu site.

Veja se tu podes escrever posts de visitantes em sites confiáveis. Permita que outros proprietários façam o mesmo em sua página. Tu construirás credibilidade com o algoritmo e ganhará mais contatos comerciais.

> Conhece Inbound Marketing? <

Codifique seu conteúdo para resultados de pesquisa de rich snippet (fragmentos ricos)

Aprenda como usar rich snippets a seu favor. Rich snippets são um recurso relativamente novo no Google, que incluem respostas a perguntas que as pessoas digitam no mecanismo de busca. Por exemplo, se tu desejas pesquisar letras de músicas, os snippets do Google mostram quantos versos tu gostaria de ver de baladas de domínio público ou singles protegidos por direitos autorais.

Os rich snippets são ruins para os esforços de SEO? Sim, porque as pessoas têm menos probabilidade de clicar em seu site se sua resposta for revelada sem clicar. Contudo, é altamente conveniente para pessoas com conexões de internet ruins ou dados limitados em seus smartphones digitar o termo e ler o que o Google diz.

Aproveite a situação apesar da falta de cliques. Codifique em snippets para sua página de conteúdo para que tu possas colocar sua marca, comentários ou uma frase de chamariz nas informações relevantes. Dessa forma, mesmo que não obtenha os cliques, tu podes manter as classificações.

Eu acredito que o e-commerce SEO é uma necessidade na fronteira da Internet. Para sobreviver em uma atmosfera tão competitiva, aprenda o básico e construa sua reputação com o algoritmo.

Gostou? Então se inscreva na nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!