O branding digital é importante? O que significa esse termo?

Início » Branding » O branding digital é importante? O que significa esse termo?

Quer queiramos ou não, a Internet não se tornou apenas uma ferramenta útil para empresas e indivíduos, mas uma necessidade da vida diária. Muitas pessoas passam mais tempo online do que offline durante os dias da semana e a Internet é, sem dúvida, o lugar certo para obter informações sobre praticamente qualquer coisa.

Para as empresas que utilizam a Internet para desenvolver uma marca digital, isso é ótimo, mas muitas empresas em uma ampla gama de setores ainda estão vivendo na idade da pedra quando se trata de facilitar uma forte presença digital.

A importância da marca digital está em alta, à medida que nossas vidas se tornam cada vez mais interligadas aos computadores e ao mundo digital. 

Fala cabra! Tô de volta, e dessa vez, eu vou falar um pouco de branding digital.

Marca Fictícia do Jogo Cyberpunk 2077

O que o branding digital realmente significa?

O termo traduzido como “Marca Digital” pode ser um pouco confuso. Vejamos como a Wikipedia o define:

A marca digital é uma técnica de gerenciamento que usa uma combinação de marca na Internet e marketing digital para desenvolver uma marca em uma variedade de locais digitais, incluindo relacionamentos baseados na Internet, dispositivos aplicativos baseados em conteúdo de mídia.

Embora essa possa não ser a definição mais simples de digerir, ela atinge alguns dos principais componentes que constituem essa ideia relativamente nova. Em sua forma mais simples, a marca digital visa utilizar ativos digitais (site, canais sociais, etc …) para conectar e criar uma impressão nas pessoas

Quer sejam clientes, parceiros estratégicos, ou funcionários, a marca digital é o sentimento abrangente que você obtém do perfil digital de uma empresa. Vamos mergulhar um pouco mais fundo nos detalhes do que se passa no branding digital.

O que constitui uma estratégia de branding digital?

O branding digital já é dito como o pilar do marketing moderno, mas o que realmente se passa nele costuma ser uma rede confusa de atividades digitais. Aqui, analisaremos alguns dos componentes mais importantes de uma estratégia de marketing digital.

Site

Sua base principal, aqui, é necessária para todas as empresas e profissionais que desejam ser encontrados na internet. Aonde tu vais anunciar, vais precisar de um lugar para que as pessoas possam te conhecer. Imagine seu site como seu escritório, mas que pode ser acessado por milhares de pessoas ao mesmo tempo, onde eles vão achar teu cartão de visita.

Canais de Mídia Sociais

Se o site é teu escritório, os Canais de Mídias sociais são seus veículos de anúncio. Não entenda mal, aqui não é apenas um local para servir de “outdoor” digital. É preciso estratégia e saber como interagir e se manter relevante aos olhos do seu público, para isso é preciso entendê-lo, o que nos leva ao próximo ponto.

Conteúdo

Esse aqui é um dos mais importantes, além de ser utilizado para as redes sociais e causar engajamento e interesse entre as pessoas, é também preciso muito mais do que isso. Usar de seu site como base e criar conteúdos relevantes que fazem com que as pessoas continuem retornando e sejam relevantes nas pesquisas da Google.

Mídia Online Paga

Não se engane, pagar por conteúdo não é garantia de resultado. É necessário uma boa estratégia para saber quem é o seu público e como abordá-lo. Uma boa estratégia para mídia paga, é um excelente extra que sua campanha precisa para ganhar tração, mas é preciso usá-la com sabedoria para não desperdiçar o teu dinheiro. 

A importância da marca digital

Fazer marca na era digital não é tarefa fácil. O empreendedorismo é uma tendência crescente em todo o mundo e, seja sua marca para cervejarias ou envolvida no setor imobiliário, a competição em quase todos os setores se torna mais acirrada a cada minuto.

Por esta razão,desenvolver uma identidade e um plano para atingir seu público nunca foi tão importante quanto hoje. Onde vemos tantas empresas fracassarem na criação de uma estratégia de branding digital é a falta de coesão entre suas várias atividades digitais. 

Eles podem ter pago uma empresa para construir um site, eles têm um funcionário executando sua mídia social internamente, um terceiro fazendo seu SEO e entre outros. Muito se perde na tradução e mesmo que uma empresa tente o melhor para fazer com que todas as peças trabalhem para um objetivo comum, muitas vezes é muito difícil manter uma marca centralizada e estratégia de marketing.

Cordel Digital

É uma empresa que visa resultados, surgiu do zero com o objetivo de crescer junto com seus clientes. Hoje possuímos uma gama de profissionais prontos para tomar todos os passos dessa jornada de criação da sua marca digital. 

Quer conhecer mais? Então entre em contato com a gente, vamos tirar todas as suas dúvidas!

MATERIAIS GRATUITOS

Confira a nossa biblioteca educacional de Marketing Digital