Público-alvo e persona: você precisa saber diferenciar esses termos

Início » Account-based marketing » Público-alvo e persona: você precisa saber diferenciar esses termos

Se há algo que nós, da Cordel Digital, gostamos de enfatizar, é a importância de conhecer e saber diferenciar os diversos termos que ajudam a nortear o sucesso de uma empresa. Principalmente por que muitos deles podem parecer similares, quando na verdade são diferentes e podem confundir qualquer empreendedor que queira atrair mais clientes, a exemplo dos termos público-alvo e persona.

Eles ainda são vistos como sinônimos por muitas pessoas, e esse é um grande erro que você não deve cometer.

Para evitá-lo confira, abaixo, as principais diferenças entre um termo e outro.

As principais diferenças entre público-alvo e persona

Por muito tempo, a definição de público-alvo era vista como a única forma de se comunicar com potenciais clientes. Mas o surgimento do termo persona mudou esse cenário.

Via de regra, público-alvo é a “visão mais ampla” do público de uma empresa. Por exemplo:

Mulheres, de 18 a 30 anos, que pertencem à classe C e gostam de comprar roupas com frequência.

Já a persona é um personagem semifictício, que representa quem a empresa de fato deseja atingir, com base em seu público-alvo e em pessoas reais, e é formada por informações muito mais específicas. Por exemplo:

Ana, 23 anos, designer gráfica, ganha R$3.000,00 por mês. Ama moda e compras, mas sente dificuldade de encontrar peças de roupa que sejam a sua cara, pois precisa visitar muitas lojas para isso. Enxerga a internet como uma facilitadora desse processo, pois nela pode encontrar milhares de roupas diferentes sem sair de casa.

Diferenca entre publico alvo e persona

Parece simples, não é mesmo? Mas é preciso ter “fixadas” na mente quais realmente são as diferenças entre os dois termos e como cada um deles afeta sua comunicação.

Então, vamos às diferenças:

Um foca em uma comunicação mais massiva, o outro não

Não existe melhor frase para diferenciar público-alvo e persona!

De fato, enquanto o primeiro é mais abrangente e foca no total de pessoas que uma empresa deseja atingir, o segundo torna a comunicação mais direcionada.

Não há problemas se sua empresa, sendo um e-commerce de roupa, por exemplo, decidir fazer um anúncio que foque em mulheres de 18 a 30 anos, como exemplificado acima. Mas, seus resultados podem ser muito mais expressivos se você escolher direcionar os esforços para atingir a persona Ana.

Um preza pela atenção às características, o outro não

Note que, na definição de público-alvo, o comum é escolher, por exemplo, a faixa etária que será trabalhada. Mas isso nem sempre ajuda como deveria.

Afinal, entre mulheres de 18 a 30 anos, como escolher com quais realmente se comunicar da melhor forma?

Conheça os principais mitos do marketing digital e não se deixe enganar por eles

A persona surge justamente para simplificar o processo, uma vez que deixa clara a idade do potencial cliente, bem como outras características e informações, como suas dores, fatores que considera ao fazer uma compra e seus hobbies.

Com informações mais detalhadas em mãos, toda empresa encontra mais facilidade em vender. 

É preciso escolher entre público-alvo e persona?

Pode ser que você esteja pensando que precisa neste exato momento criar uma persona para a sua empresa (ou mais de uma, pois isso é perfeitamente possível) e deixar de lado o público-alvo que foi definido anteriormente.

Mas, calma…

Ambos podem, sim, atuar de forma complementar, por mais que a persona seja, de fato, a opção mais interessante em termos de otimizar processos de venda. Afinal, nada impede que você queira fazer uma campanha mais massiva, de grande alcance, e aí será essencial ter em mãos as informações sobre seu público-alvo.

Resta, porém, entender que tão importante quanto saber diferenciar os dois termos é saber trabalhá-los da forma correta, o que só pode ser feito em parceria com quem entenda do assunto, como a Cordel Digital.

Todos os resultados positivos que construímos, incluindo as vendas em tempo recorde para a Reinova Academy (confira o case completo aqui) surgiram justamente por que soubemos trabalhar devidamente a persona do cliente. E você também pode fazer parte dos nossos cases de sucesso.

Fale com a gente: vamos descobrir e definir, juntos, seu público-alvo e persona, e as melhores estratégias para vender trabalhando cada um deles.

FALAR COM ESPECIALISTAS DA CORDEL DIGITAL

MATERIAIS GRATUITOS

Confira a nossa biblioteca educacional de Marketing Digital