Segmentação de clientes: estes 2 cases irão te convencer a adotá-la em seu negócio

Início » Notícias » Segmentação de clientes: estes 2 cases irão te convencer a adotá-la em seu negócio

A segmentação de clientes consiste em dividir o público de uma empresa em grupos. Também conhecida como marketing direcionado, essa estratégia analisa e identifica preferências e necessidades de clientes e potenciais clientes do negócio. 

O foco dessa divisão está em criar conjuntos de pessoas que possuam características e dores semelhantes, tornando as campanhas de marketing e vendas mais direcionadas e efetivas para atender as necessidades de consumo do público trabalhado. 

A segmentação representa uma ferramenta importante para qualquer negócio, independente do nicho de atuação ou do porte, e é uma iniciativa que também deve ser adotada por você: separar seu público-alvo é estratégico e oferece muitos benefícios

Sabemos que existem diferentes tipos de segmentação, mas desconhecer o assunto não é desculpa para não aderir. 

Quer confirmar como a segmentação de clientes pode ser benéfica para o seu negócio? Então confira abaixo dois exemplos que deram ótimos resultados! 

2 cases que comprovam a importância da segmentação de clientes

Inúmeras empresas já perceberam que a segmentação de clientes proporciona resultados incríveis no faturamento e na conquista do mercado. 

Confira, a seguir, como duas marcas famosas conseguiram ótimos resultados com essa iniciativa:

1. Nívea

Reconhecida como marca mundial de cosméticos, a Nívea apostou na segmentação de clientes para criar um produto que correspondesse às necessidades do público.

A empresa fez pesquisas e descobriu que a proteção da pele contra os danos do sol não era uma preocupação unânime. E que muitas pessoas não usavam produtos desse tipo por considerarem irrelevante ou justificando não frequentar a praia. 

O que a Nívea fez? Desenvolveu a linha Sun Protection, com produtos fáceis de usar, de ação rápida, embalagens em spray e disponíveis para adultos e crianças. 

Com isso, a empresa atendeu aos anseios que o público tinha por um produto que fosse de uso rápido e prático, aumentou sua credibilidade e desenvolveu conteúdo para educar os consumidores sobre a importância da proteção solar.

segmentacao de mercado

2. Canon

A multinacional japonesa utilizou a segmentação de clientes para enfrentar a queda nas vendas de equipamentos fotográficos, usando como base o incentivo à fotografia infantil. 

A estratégia, voltada a crianças de 5 a 9 anos, buscava atender um público ainda sem acesso aos smartphones, mas com potencial para usar câmeras digitais.

A Canon promoveu três ações: um concurso cultural, episódios com dicas de fotografia exibidos na televisão e oficinas presenciais. Como resultado, a empresa conquistou 40% a mais de participação no setor de câmeras digitais de baixo custo, em relação ao ano anterior.  

Foi algo pensado estrategicamente, e os resultados certamente não teriam sido tão bons se as ações fossem voltadas a todos os públicos da marca: a segmentação, mais uma vez, se fez importante. 

O mesmo ocorreu com a Nívea: a marca optou por atender um público específico e, “de quebra”, conseguiu derrubar objeções relacionadas à proteção solar. 

Faça segmentação de clientes com quem realmente entende do assunto

Mais importante do que conhecer cases de sucesso e aderir à segmentação de clientes é desenvolver estratégias com profissionais que dominam o assunto e sabem como gerar os melhores resultados. 

A Cordel Digital sabe como fazer! Desenvolvemos ações de marketing direcionadas aos públicos certos que sua empresa deseja atender conquistando assim, todos os benefícios que a segmentação de clientes pode oferecer.

Utilizamos as técnicas adequadas para transformar o seu negócio e trazer resultados concretos no faturamento, no fortalecimento da marca e na autoridade perante o mercado. 

Clique aqui para uma conversa sem compromisso com nossos especialistas

Se preferir, solicite um orçamento. Venha para a Cordel e eleve seu negócio a outro patamar. 

Ana Bittencourt,
Redatora da Cordel Digital Marketing