Agência de conteúdo: entenda o que é e se vale a pena contratar

Início » Blogs » Agência de conteúdo: entenda o que é e se vale a pena contratar

Para começar o artigo de hoje, gostaria de fazer uma pergunta: você sabe, de verdade, o que é uma agência de conteúdo? Não é difícil encontrar quem se confunda no que diz respeito aos tipos de agência que existem e acabe dando, às agências de conteúdo, características que não cabem a elas.

Mas, calma: leia o conteúdo a seguir e, ao final, você irá entender com clareza do que se trata essa agência, o que ela tem para te oferecer e se de fato vale a pena contratar uma.

Vamos lá?

Entendendo o que é uma agência de conteúdo

“Mas, afinal, toda agência não produz conteúdo?”

Pode ser que você esteja se fazendo essa pergunta e a resposta para ela é: não! Uma agência de publicidade, por exemplo, irá manter seu foco na construção de campanhas específicas e pode até contratar os serviços de uma agência de conteúdo, mas não deve necessariamente ser vista como uma.

Complicado de entender?

Vamos a uma explicação mais simples:

Enquanto outros tipos de agência possuem outros focos, podendo ou não ter um “braço” de conteúdo, uma agência do tipo que dá nome a esse nosso artigo de hoje tem seu foco no conteúdo em si, podendo ou não ser parceria de outras agências que atuam em outras frentes.

É a agência de conteúdo que é reconhecida, entre outras coisas, por gerar atração de leads justamente por meio dos conteúdos que cria, sendo eles nos mais diversos formatos:

  • Artigos para blogs;
  • Conteúdos para redes sociais;
  • Ebook;
  • Infográficos, etc.

Hoje em dia o conteúdo é visto como rei (uma rápida pesquisa na internet sobre o assunto irá te confirmar isso), e agências que sabem se aproveitar disso estão um passo à frente da concorrência no que diz respeito a entregar os melhores resultados. Mas, não se engane: uma agência de conteúdo pode não ser exatamente o que sua empresa precisa, e isso se dá por causa das atividades que cabem a ela.

Entre as principais, podemos citar:

Construção de personas

Como mencionei acima, esse tipo de agência atua fortemente na atração de leads e, para isso, precisa entender exatamente qual o lead ideal a ser atraído.

Cabe a ela fazer a construção da persona para a qual sua empresa deseja vender, pois só assim as vendas serão assertivas e seu investimento valerá a pena.

Construção de briefings

Nada impede que você, como cliente, entregue os briefings prontos para a agência, mas saiba que também é papel dela fazer a criação dos mesmos, direcionando a criação de conteúdo da melhor forma.

Sua persona, por sinal, deve ser considerada em cada briefing.

Criação de conteúdo relevante

A vantagem de contar com uma boa agência de conteúdo como parceira é saber que sempre haverá o esforço para a criação de conteúdos relevantes e atraentes.

Já imaginou conseguir gerar mais vendas por causa de um ebook bem feito, que atingiu diretamente a dor da sua persona? Pois bem: uma agência de conteúdo torna isso possível!

Monitoramento

E, claro: de nada adianta investir na produção de conteúdo se não for possível medir os resultados obtidos, e é por isso que as agências de conteúdo (ao menos a maioria delas) trabalham também com monitoramento de tudo o que é produzido.

agência de conteúdo monitorando resultados

Dessa forma é possível saber o que está ou não convertendo e traçar novas estratégias com base em dados.

Pense além do conteúdo…

Todas as atividades acima são, de fato, essenciais. Porém, quando mencionei que uma agência de conteúdo pode não ser exatamente o que sua empresa precisa, estava me referindo justamente ao fato de tais atividades serem limitadas especificamente somente ao conteúdo em si.

Claro que ter apenas estratégias de conteúdo é melhor do que não ter estratégia nenhuma, mas minha dica é que você pense sempre além, e busque para sua empresa estratégias mais completas que te ajudem a construir e consolidar sua marca.

Uma agência de conteúdo irá criar ótimos artigos para o seu blog, mas não irá necessariamente construir um site e um blog do zero. E esse é apenas um exemplo das limitações que você pode encontrar.

Leia também: Como gerar resultados com email marketing

Minha dica nesse sentido é:

Contrate uma agência de marketing digital que tenha a equipe de especialistas que você precisa!

A Cordel Digital

E não há exemplo melhor para apresentar do que nós mesmos: tenho orgulho em dizer que aqui na Cordel Digital trabalhamos constantemente para elevar o seu negócio a outro nível.

Conheça aqui um dos nossos cases de sucesso

Nossa equipe de especialistas em marketing digital trabalha a evolução dos resultados de cada cliente de forma completa, o que também inclui criação e gestão de conteúdos, e não mede esforços para entregar, ao final de cada mês, relatórios que comprovam nossa competência.

Quer saber mais sobre esse trabalho e saber tudo o que podemos fazer pelo seu negócio?

Conheça aqui um dos nossos cases de sucesso