Tem muita gente que pensa que email marketing é spam e que ninguém gosta de receber eles, mas a verdade é o contrário. De acordo com a Agência Brasil, 58% dos brasileiros usam a internet diariamente para acessar seus emails e o email marketing entra justamente nessa parte tão presente no dia.
Mas email marketing não é spam? Bem… não! Primeiramente quem recebe um email marketing é quem decide se inscrever no corpo de newsletter da empresa.
Ou seja, quem cadastrar seu email pessoal, quer receber ele. Por isso, quem cria o email marketing, precisa entender muito bem que ele é uma ferramenta de contato com o cliente e não um problema de memória para o seu destinatário.
Entendeu? Então, deixa eu te dar algumas dicas para gerar resultados.
Construa seu Branding Digital
Construindo seu email marketing
Para que teu email não caia na categoria de spam, é preciso primeiro ter uma estratégia. Afinal, por que você está enviando esses emails se não for com uma estratégia?
Seu objetivo é informar seus clientes, e isso pode ocorrer com vários motivos, promoções, anunciar um evento são um dos exemplos. Emails marketing não tem uma única finalidade, são um conjunto de estratégias que você precisa ter de antemão.
Já sei o que eu tenho que fazer, e agora?
Agora é a parte boa. Se você começou do zero e não tem para quem mandar email ainda, não tem problema.
Algumas pessoas optam pela compra de contatos, mas isso não é uma boa estratégia. Isso gera problemas de cara, pois o cliente deve ativamente escolher receber seu email marketing (inclusive, isso é um assunto tão grande que pode ser seu próprio artigo no blog).
A melhor maneira mesmo é fazer você mesmo e ter uma sólida lista de contatos que realmente se importa com seu conteúdo. Daqui, eu separei 7 passos para ajudar você nesse caminho.
- Captação
Uma das estratégias mais comuns de captação de clientes, se dá com o oferecimento de conteúdo de qualidade. Podem ser artigos de blog, ebooks, podcasts e etc. São conteúdos que precisam ter a ver com o seu produto/serviço e manter o cliente interessado na sua empresa..
Dessa maneira, quem acessa, pode ser incentivado a se inscrever na newsletter e daí construir sua lista de contatos. Também é possível requerer o email de diversas maneiras, como na compra do produto/serviço e disponibilizando vantagens gratuitas, mas que exigem um cadastro de email.
Dessa maneira você vai lentamente construindo sua base de clientes que estará sempre antenada no seu conteúdo e realmente se importa com isso.
- Escolha sua ferramenta
É preciso ter uma ferramenta pra isso? Bem, a não ser que você esteja disposto a utilizar uma enorme quantidade de horas do seu dia para isso, é melhor deixar o trabalho mínimo para os programas que automatizam isso.
Não precisa se estressar também, existem diversas ferramentas gratuitas para disparar email como a Benchmark Email e a Sendiblue, mas aqui na Cordel utilizamos mesmo é a Rd Station Marketing.
- Saiba quem é o seu público
Para que sua estratégia funcione, é necessário saber quem é o seu público. Se você espera ter resultados nessa jornada, aqui é o ponto chave onde a intuição acaba e o pensamento profissional começa.
Saber como falar, o que falar e para quem falar é chave. Isso pode até parecer um pouco complicado ou muito abstrato, mas quem vende o produto sabe quem é o seu público, mesmo que não tenha juntado todas as peças ainda.
Por exemplo – Você vende perfume de alta qualidade? Então muito provavelmente seu público será mulheres de classe alta, sofisticadas e com boa escolaridade. O resto é só definir como é a melhor maneira de abordagem.
Fácil né? Difícil mesmo é usar a criatividade pra fazer funcionar!
- Crie seu template
Visual é tudo no email. Ninguém mais quer receber uma carta, e dependendo do seu objetivo, o visual pode ser toda a diferença.
É necessário definir primeiro que tipo de email estamos falando, mas em geral você vai precisar de uma imagem de Topo e uma assinatura, e auxílios visuais para o que é oferecido. Já se você vai ofertar algo, uma imagem compondo o email com CTAs funcionais são mais importantes.
- Não seja spam, seja estratégico!
Planejamento de envio é o que te difere de um email que se sente que é enviado com carinho para um que parece um robô. Você quer mesmo é manter uma relação saudável com seus clientes.
Oferecer o conteúdo com periodicidade evitando que se encha a caixa de entrada é fundamental para que seu cliente continue cadastrado.
Se você tem novas promoções, novo conteúdo, planeje para que ele seja bem enviado. Uma vez por semana, uma vez por mês, mas nunca todo dia.
Para ser ainda mais esperto, saber a hora mais útil de atividade do cliente também é fundamental. Afinal, um email recebido às 09h é muito diferente de um recebido às 23h.
- Segmente seus contatos
Às vezes seu produto/serviço é mais abrangente do que você imagina. Mesmo que seu público seja bem nicho, ainda existem diferentes tipos de consumidores inseridos ali.
Usando novamente o exemplo da perfumaria cara.
Além da mulher de Classe A de meia idade, pode também haver variação no grupo de idade, e como falar com uma mãe, uma jovem ou uma senhora, muda muito.
Existem também outros tipos de consumidores, como as pessoas que se interessam em produção de perfume, como também pessoas que não são o público diretamente e não entendem nada, mas procuram comprar para oferecer de presente.
Cada uma delas pode possuir um estilo de email marketing diferente. Dessa maneira, sua estratégia, mesmo que seja afunilada, pode ter maiores resultados se falar diretamente com esses diferentes tipos de consumidores..
- Analise os resultados
Quando você pôr tudo isso em prática, no fim, essa parte vai ter que acontecer.
Você pode passar o dia todinho lendo a respeito das melhores estratégias e como fazer, mas pode ter certeza, que toda estrada no marketing é feita com tentativa e erro. Analisar os resultados da estratégia é obrigatório para aperfeiçoar a interação com o público, identificar problemas e testar novas estratégias.
Depois que sua estratégia for concluída, pare um pouco, analise se os passos foram úteis, onde falhou e acertou e o porquê. Agora é só começar de novo, um pouco mais sábio.
Conheça mais de Inbound Marketing aqui!
Bem, essas são as dicas de como gerar resultados no seu email marketing. Se você estava perdido, agora já sabe para onde ir.
Espero que tenha gostado, e como já falamos, não se esqueça de se cadastrar na sua newsletter para continuar recebendo conteúdos como esse! Até a próxima, cabra!