O que significa KPI em marketing? Quais os principais tipos? Veja aqui!

Início » Notícias » O que significa KPI em marketing? Quais os principais tipos? Veja aqui!

Não é exagero afirmar que empresas de sucesso são aquelas que conseguem acompanhar e mensurar de perto todos os seus resultados, trabalhando para melhorá-los sempre que necessário. Nesse contexto, saber o que significa KPI em marketing é fundamental, afinal, sem essa área, nenhum negócio sobrevive.

Descubra esse significado na leitura a seguir.

O que significa KPI em marketing e qual a sua importância

O significado de KPI em marketing, ou em qualquer outra área, é o mesmo.

Trata-se da sigla para Key Performance Indicator ou, em português, Indicador-chave de Desempenho

Esse indicador, ou, na verdade, esses indicadores (visto que não existe somente um) tornam mais fácil a análise de resultados, permitindo a visualização de pontos de melhoria que merecem atenção. E engana-se quem acredita que o uso de KPI se restringe somente a uma área.

Muito pelo contrário: 

Ele pode ser aplicado em uma empresa como um todo, em somente alguns departamentos e até mesmo nos funcionários, a fim de analisar o desempenho dos mesmos. A escolha de onde e como aplicá-lo, por sinal, pode sempre mudar, de acordo com as necessidades atuais do negócio.

O foco do nosso artigo, porém, é o KPI em marketing, mais especificamente em marketing digital. E, abaixo, listamos os principais, para que você possa conhecê-los. 

Os principais tipos de KPI no marketing digital

Os KPIs no marketing digital podem ser separados em alguns tipos, como primários e secundários, e devem estar presentes na criação e no acompanhamento de suas estratégias.

Pode ser, inclusive, que você até mesmo já utilize alguns no dia a dia do seu negócio, mas ainda não tenha se atentado a isso.

Confira alguns exemplos:

  • Taxa de conversão;
  • Número de visitas recorrentes em seu blog, e os artigos mais lidos;
  • Número de assinantes da sua newsletter;
  • Número de interações em suas redes sociais;
  • Custo por lead;
  • Local de origem do seu tráfego (se ele vem das redes sociais, por exemplo).
o que significa kpi no marketing digital

É claro que, se tratando de KPI em marketing, existem muitos outros, mas estes listados acima são alguns dos que mais recebem a atenção dos donos de empresa. E isso, muitas vezes, acontece de forma errônea.

Afinal, tão importante quanto saber o que significa KPI em marketing é saber, também, que, se tratando principalmente do digital, a escolha de cada KPI deve ser feita de acordo com a estratégia que se quer trabalhar, e os resultados que se deseja obter

Ou seja: trata-se de uma escolha que deve ser feita de forma estratégica e direcionada, de preferência por quem entenda do assunto, como é o caso dos especialistas da Cordel Digital, uma equipe experiente que sabe no que focar e como fazer as análises corretamente.

Acredite: trabalhar com KPIs no marketing digital vai muito além de saber quantas pessoas assinaram sua newsletter, por exemplo! É claro que esse é um indicador importante, mas é o que você decide fazer com essas pessoas para mantê-las interessadas que irá ditar o sucesso do seu negócio.

E nós estamos aqui para te ajudar!

Nos conte qual estratégia de marketing digital pretende aplicar em sua empresa e descubra quais KPIs devem fazer parte dela. É só clicar em uma das opções abaixo:

Entre em contato para uma conversa 

Solicite um orçamento sem compromisso