Muitas pessoas que não sabem o que é lead fazem pesquisas a respeito desse assunto e, não raramente, caem em explicações incompletas.
Não queremos que você passe por isso, e foi com o objetivo de realmente te ajudar que criamos esse artigo. Leia até o final para entender o que é um lead e, principalmente, descobrir como trabalhá-lo para sair na frente da concorrência!
Entendendo o que é lead
Ser uma empresa competitiva em pleno 2021 está sendo um desafio para muitos empreendedores, tendo em vista que a internet está se tornando cada vez mais repleta de tecnologias, métodos, fórmulas de lançamento e diversas redes sociais, cada uma diferente da outra.
A comunicação mudou. E estar à frente das novas tendências de marketing e vendas vai te dar uma base muito mais poderosa para prosperar o seu negócio durante muitos anos daqui em diante.
Uma destas tendências, se não a mais importante de todas, é ter a consciência de que o público de qualquer negócio está muito mais conectado na internet do que antes. Estratégias que antes funcionavam hoje são completamente abominadas pelas audiências, sem dó. Acontece que o seu público, ou melhor, a sua persona, agora possui características e critérios que exige que sejam respeitados, caso você queira o privilégio de poder dialogar com ela, seja onde for.
Confira aqui as características de uma persona e como criar uma
A sua persona não aceita mais ser uma pessoa dentro de uma lista de muitas outras. Ela não quer mais receber e-mails que começam com “boa tarde meu cliente”. O que ela quer é ser chamada pelo seu próprio nome e, a cada mensagem que você envia, não importa por onde, ser a protagonista, também conhecida por Lead, da história entre ela e a sua empresa.
Agora que você sabe o que é Lead, dê o próximo passo
Agora que chegou até aqui e já sabe o que é lead, conheça a lista que criamos contendo 07 dicas fundamentais para você preparar o seu negócio para dialogar com estes protagonistas para que eles comprem a sua ideia…, e os seus produtos/serviços 😉
1 – Primeiro, peça permissão
Ninguém gosta de receber uma mensagem insistente de alguém que não conhece, mesmo que se trate de uma empresa tentando contato.
Este tipo de rejeição acontece em diversas situações e canais. Seja um disparo de e-mail, Whatsapp, direct de Instagram e porque não, uma ligação telefônica (a pior de todas). E, além de fazer sua empresa ser rejeitada, os resultados dessa ação podem piorar mais: entrar em contato sem permissão prévia do lead pode levar o seu número de Whatsapp a ser desativado, penalizar o domínio do seu site e até mesmo desativar uma conta sua de redes sociais.
2 – Entregue valor para o lead
Descobrir o que é lead significa entender que ele é uma pessoa, um ser humano, que quer ser tratado como alguém importante.
Por isso, você precisa entregar valor para ele, seja através de conteúdos que ajudem-no no dia a dia, ou materiais que realmente venham para somar, construir ou ajudá-lo de qualquer outra forma.
Um hambúrguer vegano pode não ser atrativo para quem gosta de carne vermelha, mas criar um artigo que fala sobre os malefícios da carne vermelha de certo pode convencê-lo a experimentar um dia.
PS: Interrompemos este programa para informar que o redator é carnívoro raíz, mas aqui na Cordel, criamos comunicação para atender qualquer que seja o seu segmento, portanto temos que pensar fora da caixa independente da situação. Duvidou? Então te desafio a abrir um diálogo conosco para provar que temos uma ideia bombástica para o seu negócio também! Basta clicar aqui para nos chamar no Whatsapp.
3 – Entenda que não se compra protagonistas
Já viu alguém comprar uma lista de e-mails para disparar uma campanha? As taxas de abertura deste tipo de campanha sempre foram muito ruins, mas se vendeu, funciona, correto? Pode parecer uma ação simples, porém ela não é nada eficiente.
A taxa de marcação de spam deste tipo de ação é altíssima!
Principalmente agora que os usuários da internet estão mais espertos que nunca. Parece inofensivo? Imagine o tamanho do prejuízo quando o seu domínio for tão penalizado pelas plataformas como Facebook e Google ao ponto de você (e qualquer outra pessoa) ficar proibida(o) de colocar qualquer link do seu site nestas plataformas.
Este é apenas um exemplo, mas existem vários outros fatores negativos que podem te trazer prejuízo utilizando lista de leads comprada.
4 – Entenda que o lead tem o seu próprio mundo
Não adianta tentar coletar um Lead no Instagram se ele nem tem uma conta lá, certo? Falando dessa forma pode parecer muito óbvio, mas é isto que acontece na grande maioria dos casos.
Dependendo do seu segmento, a sua persona pode utilizar mais Linkedin do que Instagram, então porque você vai criar um anúncio no Instagram, quando poderia anunciar direto na plataforma onde ela está?
Além disso, existe a questão do contexto também. É muito mais assertivo postar fotos de comidas, roupas e filmes no Instagram, onde as pessoas estão passando o seu tempo para se divertir, do que no Linkedin onde elas querem se ocupar com negócios. Esta não é uma regra absoluta, mas não há dúvidas de que toda campanha tem que ser bem planejada para otimizar os resultados de suas ações.
5 – Cada Lead tem sua própria Jornada
Igual a Jornada do Herói, cada protagonista tem o seu estágio que o define. Conheça cada etapa, o volume de Leads e que tipo de conteúdo você deve trabalhar em cada caso:
Quer comprar o que você oferece agora
Quem realmente quer saber o que é lead também não deve se iludir, e deve saber que esse primeiro “tipo” é o pior. Perceba que ele representa 3% do seu público. Mas não termina por aí, pois os seus concorrentes também estarão atirando com todas as suas energias em cima destes Leads.
Desta forma, pergunte a si mesmo: é interessante investir todo o seu dinheiro suado nestes 3% que os seus concorrentes também estão perseguindo?
Quer comprar, mas precisa de informações para decidir
Aqui as coisas já começam a melhorar. O seu público dobrou de tamanho e dialoga apenas com quem está disposto a dialogar também.
Percebe a oportunidade que começa a se formar aqui?
Precisa do que você oferece, mas não sabe se deveria adquirir agora
Já nesta etapa da pirâmide, você precisa começar a disparar alguns gatilhos.
Quem está nesse estágio não vai clicar em uma oferta de lâmpada, porém vai se interessar em saber mais informações sobre como trabalhar em ambientes mal iluminados pode prejudicar a sua visão.
Ainda não percebeu que tem um problema que você pode resolver
Ainda dentro do exemplo anterior, temos outra faixa do público que sequer tinha percebido que a sua sala estava mais escura que o normal (porque uma das lâmpadas estava queimada, talvez).
Um detalhe muito importante, aqui, é que esta etapa e a anterior representam 60% do seu público potencial, e uma única abordagem consegue chamar a atenção dos dois.
Acredita que a sua solução não pode ajudá-lo
Por mais que este esteja entre os piores Leads para se trabalhar, talvez porque ele acredite que a luz baixa da sala não irá prejudicar sua vista, uma hora ele irá sentir os efeitos e irá te procurar.
Mas, claro: desde que você tenha marcado presença de forma positiva na vida dele, através de conteúdos interessantes ou de um outro produto que você tenha vendido anteriormente.
6 – Cuidado com as normas de LGPD
Depois que o tio Zuckerberg começou a se desentender com a privacidade das pessoas, o que já era um problema não apenas dele, mas da internet como um todo antes do Facebook existir, as pessoas, governantes e outras entidades começaram a ver como os dados de todo mundo estavam sendo mal utilizados.
De forma alguma o Facebook deve ser o vilão desta história. Ele serve apenas para nos mostrar como as pessoas estão cada vez mais preocupadas com seus dados, e com toda razão.
E hoje, o cuidado com os dados deixou de ser uma simples preocupação que algumas pessoas tinham e passou a ser uma Lei (LGPD = Lei Geral de Proteção de Dados) à qual todas as empresas têm a obrigação de se adequar diante da possibilidade de, em breve, serem penalizadas e até sofrerem multas.
Basicamente, todos os dados armazenados em uma empresa a respeito de um indivíduo (no nosso caso, os Leads), não são de propriedade dela, e sim das pessoas individualmente. E, para manter a segurança destes dados, algumas práticas são regra desta legislação, tais como:
- Não enviar comunicação para pessoas que não consentiram com ela;
- Não armazenar dados dos quais não foram consentidos;
- Apagar todos os dados do indivíduo que assim o solicitar.
Se você quiser saber mais sobre LGPD e como se adequar a ela ficará feliz em saber que fizemos uma Live no Instagram há um tempo atrás com diversos insights de como prevenir o seu negócio de se dar mal com a lei!
Você pode assistir clicando aqui e deixar um comentário caso tenha alguma dúvida específica sobre o assunto!
Você também pode acessar o site da SERPRO para saber mais detalhes técnicos sobre o LGPD.
7 – Conte com quem entende de Leads e como conquistá-los!
Produzir conteúdos corretos, para a plataforma certa, requer um bom processo de planejamento alinhado a uma equipe especializada que consegue produzir materiais que agregam valor à sua Persona, que ao final, trará resultados financeiros para a sua empresa sem denegrir a imagem dela.
E aqui na Cordel Digital dispomos da melhor equipe para atender as necessidades do seu negócio, focada em trazer resultados e aumentar a autoridade da sua marca na internet. Aqui, te explicamos o que é lead e demos algumas dicas de como trabalhá-lo a seu favor, mas certamente ainda há muito trabalho a ser feito.
Que tal fazer um orçamento sem compromisso conosco? A chave para o sucesso da sua empresa pode estar a um formulário de distância. Basta acessar este link e dar o primeiro passo.
Nos vemos por aí!