Fala cabra, tudo bem? Nesse artigo a gente vai falar um pouco sobre marketing inclusivo e como aprender com ele pode melhorar sua empresa e seus lucros.
Você já ouviu falar de desse termo? Trata-se de uma nova aposta que vem chamando atenção das empresas nos últimos anos, porém não é necessariamente uma tendência, mas sim uma necessidade para empreendimentos que desejam ser vistos de maneira positiva no mercado.
Com a sociedade ficando cada vez mais atenta aos problemas sociais que acarretam nosso meio, os profissionais do marketing estão focados, cada vez mais, em escutar o que pede a voz da inclusão.
Estão, também, visando criar uma ponte entre a integração social e o processo publicitário, com bom gosto e sem estereótipos.
Quer saber mais sobre o assunto e entender como trabalhá-lo em sua empresa?
Continue a leitura a seguir!
O que é marketing inclusivo
Entender o que é marketing inclusivo não é nenhum bicho de sete cabeças, como já foi possível notar na introdução acima.
Ele é, basicamente, uma maneira de aplicar o conhecimento mercadológico com o foco de abrir a comunicação para demografias que não possuem grande representatividade no status quo.
Empresas atentas a essa modalidade do marketing são aquelas que pretendem chegar aos consumidores focando nas diversas realidades demográficas dos mesmos, sem apelar para estereótipos ou lugares comuns.
O “macro” e o “micro” no marketing inclusivo
Dentro do marketing como um todo, existem duas maneiras de se pensar e executar estratégias: pensando no macro (que envolve grandes públicos) e pensando no micro (que envolve nichos específicos e busca mercados menores, mas com alta taxa de resposta).
O marketing inclusivo, especificamente, é uma maneira de repensar esses dois conceitos: tanto o macro, representando demografias marginalizadas de forma abrangente, quanto no micro, no qual pode haver um trabalho mais focado.
Leia também: Como posso aumentar a minha audiência?
Quem consegue trabalhar essa união de forma positiva começa a ganhar notoriedade, além de gerar empatia e construir uma boa relação consumidor-marca.
Cuidados e responsabilidades no marketing inclusivo
As tentativas ligadas ao marketing inclusivo por parte das empresas não vêm de hoje. Elas estão sendo feitas há um tempo e, inclusive, não é raro encontrar algum caso no qual o objetivo de representatividade se tornou na verdade um conteúdo vazio ou até mesmo ofensivo.
Não é fácil fazer esse tipo de marketing funcionar, e muitos dos problemas se dão por conta da falta de representatividade na sua criação, ou pior, a ganância apostando na ignorância do consumidor. Felizmente as pessoas já não são mais tão ingênuas a respeito de problemas e com certeza não estão mais dispostas a tolerar os erros na comunicação.
Podemos citar a Dove e a Pepsi, como exemplos de marcas que esqueceram o real objetivo de se apostar nesse tipo de estratégia: na hora de montar qualquer campanha inclusiva, é necessário ter em mente certos tópicos, que claramente não foram considerados pelas marcas em questão, como é possível notar nos respectivos links.
Esses tópicos são:
- gênero
- idioma
- renda
- educação
- sexualidade
- idade
- religião
- habilidade
- etnia.
Como sua empresa deve trabalhar o marketing inclusivo
Um dos maiores desafios dentro do marketing inclusivo é criar conteúdo coerente e abrangente para todas as demografias. Para isso, é necessário que seja feito o dever de casa, mas às vezes nem isso é suficiente.
Empresas de comunicação homogêneas (composta por pessoas da mesma demografia e posição social, por exemplo), tendem a ter uma mentalidade muito parecida. Ainda que isso não seja necessariamente um problema, é definitivamente uma limitação.
Se sua empresa deseja realmente investir no marketing inclusivo, é necessário que ela comece a criar uma cultura de diversidade. E vale salientar que há muitos benefícios nessa pluralidade: mentes com experiências diferentes tendem a enriquecer o trabalho.
Aqui na Cordel Digital a gente tem orgulho de construir um time com tanta gente diferente, e nos mantemos atentos no que diz respeito a criar estratégias, campanhas e conteúdos que sejam abrangentes e inclusivos.