Marketing Inclusivo: entenda como trabalhá-lo em sua empresa

Início » Blogs » Marketing Inclusivo: entenda como trabalhá-lo em sua empresa

Fala cabra, tudo bem? Nesse artigo a gente vai falar um pouco sobre marketing inclusivo e como aprender com ele pode melhorar sua empresa e seus lucros.

Você já ouviu falar de desse termo? Trata-se de uma nova aposta que vem chamando atenção das empresas nos últimos anos, porém não é necessariamente uma tendência, mas sim uma necessidade para empreendimentos que desejam ser vistos de maneira positiva no mercado.

Com a sociedade ficando cada vez mais atenta aos problemas sociais que acarretam nosso meio, os profissionais do marketing estão focados, cada vez mais, em escutar o que pede a voz da inclusão.

Estão, também, visando criar uma ponte entre a integração social e o processo publicitário, com bom gosto e sem estereótipos.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como trabalhá-lo em sua empresa?

Continue a leitura a seguir!

O que é marketing inclusivo

Entender o que é marketing inclusivo não é nenhum bicho de sete cabeças, como já foi possível notar na introdução acima.

Ele é, basicamente, uma maneira de aplicar o conhecimento mercadológico com o foco de abrir a comunicação para demografias que não possuem grande representatividade no status quo.

Empresas atentas a essa modalidade do marketing são aquelas que pretendem chegar aos consumidores focando nas diversas realidades demográficas dos mesmos, sem apelar para estereótipos ou lugares comuns.

https://cordeldigital.com/wp-content/uploads/2021/02/equipe-inclusiva-dentro-do-ambiente-de-trabalho-cordel-digital.png

O “macro” e o “micro” no marketing inclusivo

Dentro do marketing como um todo, existem duas maneiras de se pensar e executar estratégias: pensando no macro (que envolve grandes públicos) e pensando no micro (que envolve nichos específicos e busca mercados menores, mas com alta taxa de resposta). 

O marketing inclusivo, especificamente, é uma maneira de repensar esses dois conceitos: tanto o macro, representando demografias marginalizadas de forma abrangente, quanto no micro, no qual pode haver um trabalho mais focado.

Leia também: Como posso aumentar a minha audiência?

Quem consegue trabalhar essa união de forma positiva começa a ganhar notoriedade, além de gerar empatia e construir uma boa relação consumidor-marca.

Cuidados e responsabilidades no marketing inclusivo

As tentativas ligadas ao marketing inclusivo por parte das empresas não vêm de hoje. Elas estão sendo feitas há um tempo e, inclusive, não é raro encontrar algum caso no qual o objetivo de representatividade se tornou na verdade um conteúdo vazio ou até mesmo ofensivo. 

Não é fácil fazer esse tipo de marketing funcionar, e muitos dos problemas se dão por conta da falta de representatividade na sua criação, ou pior, a ganância apostando na ignorância do consumidor. Felizmente as pessoas já não são mais tão ingênuas a respeito de problemas e com certeza não estão mais dispostas a tolerar os erros na comunicação.

Podemos citar a Dove e a Pepsi, como exemplos de marcas que esqueceram o real objetivo de se apostar nesse tipo de estratégia: na hora de montar qualquer campanha inclusiva, é necessário ter em mente certos tópicos, que claramente não foram considerados pelas marcas em questão, como é possível notar nos respectivos links. 

Esses tópicos são:

  • gênero
  • idioma
  • renda
  • educação
  • sexualidade
  • idade
  • religião
  • habilidade
  • etnia.

Como sua empresa deve trabalhar o marketing inclusivo

Um dos maiores desafios dentro do marketing inclusivo é criar conteúdo coerente e abrangente para todas as demografias. Para isso, é necessário que seja feito o dever de casa, mas às vezes nem isso é suficiente.

Empresas de comunicação homogêneas (composta por pessoas da mesma demografia e posição social, por exemplo), tendem a ter uma mentalidade muito parecida. Ainda que isso não seja necessariamente um problema, é definitivamente uma limitação.

Se sua empresa deseja realmente investir no marketing inclusivo, é necessário que ela comece a criar uma cultura de diversidade. E vale salientar que há muitos benefícios nessa pluralidade: mentes com experiências diferentes tendem a enriquecer o trabalho.

Aqui na Cordel Digital a gente tem orgulho de construir um time com tanta gente diferente, e nos mantemos atentos no que diz respeito a criar estratégias, campanhas e conteúdos que sejam abrangentes e inclusivos.

É isso que você deseja para sua marca? Fale com a gente, temos certeza de que podemos te ajudar!