Logotipo ou Logomarca?

Início » Design » Logotipo ou Logomarca?

Quer saber como uma Identidade Visual pode ajudar a sua empresa? Então segue o artigo que fizemos para você ficar por dentro e ver o seu negócio decolar! Para se criar e, principalmente, manter uma pequena empresa na ativa, é preciso que, junto com a preocupação com o capital, as vendas e os clientes, haja atenção com o posicionamento. Isto porque o mercado está cada vez acirrado, o que torna crucial criar uma estratégia de diferenciação para obtenção de novos clientes e para destacar seu negócio no mercado. Neste quesito, a identidade visual entra como ativo importante como você verá a seguir!

 

Se você tem uma empresa precisa ter em mente que é necessário ter uma identidade própria, ou seja, algo que diga o que a sua empresa representa, tornando-a única em meio a tantas outras. E dentro desse contexto, a identidade visual utiliza-se de símbolos e elementos gráficos, que juntos trabalham para comunicar aos seus clientes os valores e ideais do seu negócio.

Vamos adentrar mais na importância da sua empresa ter uma Identidade Visual. Basicamente, ter uma identidade é ter algo que os seus clientes possam bater o olho e reconhecer prontamente.

O conjunto de itens que geralmente estão presentes nesse processo de criação de uma identidade visual consiste em: um logotipo, escolha de tipografia, escolha das cores.  Inclui ainda a definição de como todos esses interagem entre si e suas diversas aplicações: materiais promocionais (flyers, cartões, etc.), ambientação da empresa, comunicação visual (fachada, letreiro etc), peças digitais e outras mais específicas de cada projeto. Isto tudo está envolvido na criação de uma identidade visual. Abaixo mostraremos como esse processo se desenrola.

Vamos criar uma Identidade Visual de qualidade

 

Todo o processo de desenvolvimento de uma identidade visual não se inicia sem antes termos as informações necessárias do cliente. Antes de começar a criar, o designer precisa ter em mente os valores da sua empresa, o propósito  e os ideais que se quer reproduzir. Também aspectos técnicos precisam ser informados para as aplicações que serão feitas, mas em geral é interessante desenvolver um logotipo simples, que possa ser reproduzida em diversos tamanhos, combinada com uma tipografia adequada.

 

A próxima etapa é a escolha das cores a serem usadas nesse sistema visual. As cores são de suma importância quando se quer despertar reações singulares em cada pessoa que tiver contato com a sua logomarca. É importante estar ciente dos significados que cada cor tem para elas serem escolhidas a dedo, considerando sempre tanto seu público-alvo, quanto às aplicações que podem restringir essa escolha.

Outras medidas necessárias podem ser: padronização dos impressos promocionais da empresa e do estabelecimento de um padrão para decorar a loja física. Caso você já tenha uma loja virtual, será preciso atualizar o layout, afinal tudo tem de estar interagindo com o visual novo e estar de acordo com a mensagem que o seu negócio quer passar.

Aqui você viu que as aparências importam sim para a sua empresa e, portanto, ter uma identidade visual é muito importante. Caso você ainda esteja com dúvidas ou queira criar a sua identidade visual, mas não se sente seguro para fazer todo o processo, entre em contato conosco, pelo link abaixo, que teremos prazer em te explicar todo o processo e fazer esse trabalho para você!