10 perguntas sobre marketing digital para você se fazer agora mesmo!

Início » Blogs » 10 perguntas sobre marketing digital para você se fazer agora mesmo!

Você provavelmente já se fez algumas perguntas sobre marketing digital mesmo sem perceber. Talvez tenha até mesmo chegado à conclusão de que esse tipo de marketing está voltado a “vender na internet”, e estou aqui para te dizer que ele vai muito além disso.

Marketing digital não é só um “conhecimento para venda”, mas sim um conjunto de ferramentas e estratégias que utiliza redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs, entre outros, para obter os melhores resultados. 

E é tentando te ajudar a também obter bons resultados que listei, abaixo, 10 perguntas certeiras sobre marketing digital que você deve se fazer. E, claro: deixei também a resposta para cada uma delas, para que você entenda a importância de cada tópico.

Vamos lá?

Perguntas sobre marketing digital que você deve se fazer 

1. Será que devo investir em marketing digital?

É difícil encontrar empresas hoje em dia que não estejam investindo em marketing digital, e elas não fazem isso porque “está na moda”: elas entendem que esse investimento pode ser muito mais efetivo do que qualquer mídia tradicional..

Investir nessa área é um dos segredos para colocar sua marca em evidência. Afinal, se um consumidor se interessa no que sua empresa oferece e ela não possui uma presença na internet, não só passa a impressão de não confiável, como também de arcaica.

O espaço digital é uma maravilha de oportunidades  e é uma das melhores formas de atrair leads, construir autoridade e se destacar da concorrência, então sim: você deve investir no marketing digital!

Perguntas sobre marketing digital que você deve se fazer

2. Minha empresa precisa estar em todas as redes sociais?

Essa é uma daquelas perguntas sobre marketing digital que parecem pegadinha, mas a resposta é: não necessariamente. 

Para saber onde exatamente sua marca deve estar, é  preciso primeiro entender o tipo de mercado em que você trabalha, qual é o seu público-alvo e qual é a relevância do que você produz para as redes sociais. 

Por exemplo: uma empresa de serviços geralmente não tem bom conteúdo visual (como seguradoras, contabilidade e advocacia), diferente de empresas de produtos (comida, perfumes ou roupas). Logo, quando se trata do Instagram é claro que as empresas de serviço terão maiores dificuldades. 

Cada rede social tem que ser bem estudada e trabalhada de acordo com sua relevância para o público-final.  

3. Preciso mesmo usar palavra-chave?

Bem… Se você quer seu site e seus conteúdos aparecendo nas primeiras páginas do Google, a resposta é sim!

São as palavras-chave que devem ser trabalhadas para que você obtenha o famoso “rankeamento”, fazendo sua marca ser encontrada com mais facilidade nos buscadores. Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas nesse contexto, mas minha dica, como primeiro passo, é a criação de uma conta no Google Ads, onde você usará a própria ferramenta do Google para ter acesso às buscas que os usuários estão fazendo que podem ser úteis para o seu negócio.

Outra dica: Compare as palavras-chaves dos seus concorrentes com as suas!

4. Marketing e vendas devem estar alinhados?

Devem, sim!

Quando há convergência entre os times de marketing e vendas, o planejamento e os objetivos também ficam alinhados. Dessa maneira, é possível que exista coordenação das metas, que se tornam mais claras e tangíveis.

Digamos que um time complementa o outro em inúmeros aspectos e, mesmo que aparentemente sejam bem diferentes, devem manter um alinhamento constante. 

5 – As metas de venda estão sendo alcançadas?

Definitivamente, essa é uma das perguntas sobre marketing digital que você deve se fazer a todo momento!

Afinal, estabelecer metas é necessário para todas as empresas que seguem os bons princípios do marketing. Mas não basta apenas estabelecê-las: é preciso cumpri-las!

Se as metas estiverem sendo sempre alcançadas, identifique os motivos para saber em quais aspectos sua empresa está acertando. Caso contrário, faça o mesmo exercício, dessa vez para identificar onde estão os problemas.

6 – Quanto tempo vou demorar para ter resultados nas mídias sociais?

Essa é uma das perguntas mais comuns, e uma das mais abstratas, pois não pode ser respondida diretamente. Seria interessante, por sinal, que você também se perguntasse “quanto eu vou investir para ver resultado nas mídias sociais?”. 

Não falo apenas de investimento em dinheiro, mas também inteligência e infraestrutura para que as metas sejam cumpridas. Um dos jeitos mais “padronizados” de se criar resultados em mídias sociais é seguindo os passos:

  • Identificar público-alvo
  • Criar persona
  • Planejar estratégia
  • Definir conteúdo
  • Estudar horas de disparo de postagens
  • Estabelecer estratégias de engajamento

Tudo isso, claro, depende de diversas variáveis, como quantos posts você está compartilhando, qual seu orçamento para impulsionamento de posts, e sua capacidade de criar conteúdo realmente envolvente. 

As mídias sociais precisam de análise e esforço constante. Quanto melhor você for capaz de identificar os pontos fracos e fortes, mais você vai poder entender melhor como seu público e o algoritmo dessas mídias funcionam, e mais rápido terá seus resultados.

7 – Posso comprar uma lista para iniciar meus envios de email marketing?

Esse é um clássico erro de quem está começando no marketing digital. É tentador comprar essa lista pronta, mas o que sempre recomendo é que evite fazer isso. 

Afinal, o interessante é que as pessoas realmente se cadastrem em sua lista para receber seus e-mails. Caso contrário, você estará apenas enviando spam, e poderá ser punido por isso, além de ter seu dinheiro jogado fora.

8 – Com que frequência devo enviar emails?

Essa é mais uma daquelas perguntas que é difícil responder de forma objetiva, mas vou tentar: não existe uma receita certa, e o ideal é que você planeje seus disparos de acordo com a existência de conteúdo e campanhas.

Se você planeja uma campanha para “Black Friday”, por exemplo, precisa lembrar ao público que esse evento vai chegar, despertando interesse até a sua chegada. Já na semana do “evento”, é bem capaz que você consiga manter um fluxo maior de e-mails, podendo chegar até um por dia se o seu conteúdo for interessante o suficiente.

Testes serão sempre necessários para sua audiência, pois é preciso saber como ela irá responder às diferentes frequências de envios. 

9 – O Marketing de conteúdo funciona?

Funciona, e muito!

O marketing de conteúdo foca nas necessidades dos consumidores, oferecendo respostas e soluções para os seus problemas. Por meio dele, as empresas criam relacionamentos longos e duradouros com os clientes, que as reconhecem como autoridades no assunto. 

10 – E para o meu mercado, o marketing de conteúdo funciona?

Sim, também funciona!

O marketing de conteúdo é impactante em todos os setores, e mesmo que sua empresa trabalhe com algo extremamente específico, sempre haverá alguém na internet com alguma dúvidas sobre seu produto/serviço, e você deve estar lá para respondê-las. 

Mas, lembre-se: esse tipo de marketing exige que você conheça o que o seu público quer. O desenvolvimento da sua persona e a criação da jornada do cliente são vitais para obter esse conhecimento.

Como você pode ver, marketing digital não é só um grande aliado para sua empresa, mas também um paraíso de oportunidades! 

Certamente as respostas para as perguntas sobre marketing digital que listei não são capazes de tirar todas as dúvidas de quem quer aprender sobre o assunto, afinal, foram só 10, e é por isso que gostaria de dar mais uma dica: busque ajuda especializada.

Essa é a melhor opção para elevar os resultados do seu negócio, graças à estrutura e ao conhecimento de quem é especialista no assunto, como nós da Cordel Digital.

Quer saber mais sobre esse tipo de trabalho e como podemos te ajudar? Então clique no link abaixo:

Entrar em contato!