A segmentação de clientes consiste em dividir o público de uma empresa em grupos. Também conhecida como marketing direcionado, essa estratégia analisa e identifica preferências e necessidades de clientes e potenciais clientes do negócio.
O foco dessa divisão está em criar conjuntos de pessoas que possuam características e dores semelhantes, tornando as campanhas de marketing e vendas mais direcionadas e efetivas para atender as necessidades de consumo do público trabalhado.
A segmentação representa uma ferramenta importante para qualquer negócio, independente do nicho de atuação ou do porte, e é uma iniciativa que também deve ser adotada por você: separar seu público-alvo é estratégico e oferece muitos benefícios.
Sabemos que existem diferentes tipos de segmentação, mas desconhecer o assunto não é desculpa para não aderir.
Quer confirmar como a segmentação de clientes pode ser benéfica para o seu negócio? Então confira abaixo dois exemplos que deram ótimos resultados!
2 cases que comprovam a importância da segmentação de clientes
Inúmeras empresas já perceberam que a segmentação de clientes proporciona resultados incríveis no faturamento e na conquista do mercado.
Confira, a seguir, como duas marcas famosas conseguiram ótimos resultados com essa iniciativa:
1. Nívea
Reconhecida como marca mundial de cosméticos, a Nívea apostou na segmentação de clientes para criar um produto que correspondesse às necessidades do público.
A empresa fez pesquisas e descobriu que a proteção da pele contra os danos do sol não era uma preocupação unânime. E que muitas pessoas não usavam produtos desse tipo por considerarem irrelevante ou justificando não frequentar a praia.
O que a Nívea fez? Desenvolveu a linha Sun Protection, com produtos fáceis de usar, de ação rápida, embalagens em spray e disponíveis para adultos e crianças.
Com isso, a empresa atendeu aos anseios que o público tinha por um produto que fosse de uso rápido e prático, aumentou sua credibilidade e desenvolveu conteúdo para educar os consumidores sobre a importância da proteção solar.
2. Canon
A multinacional japonesa utilizou a segmentação de clientes para enfrentar a queda nas vendas de equipamentos fotográficos, usando como base o incentivo à fotografia infantil.
A estratégia, voltada a crianças de 5 a 9 anos, buscava atender um público ainda sem acesso aos smartphones, mas com potencial para usar câmeras digitais.
A Canon promoveu três ações: um concurso cultural, episódios com dicas de fotografia exibidos na televisão e oficinas presenciais. Como resultado, a empresa conquistou 40% a mais de participação no setor de câmeras digitais de baixo custo, em relação ao ano anterior.
Foi algo pensado estrategicamente, e os resultados certamente não teriam sido tão bons se as ações fossem voltadas a todos os públicos da marca: a segmentação, mais uma vez, se fez importante.
O mesmo ocorreu com a Nívea: a marca optou por atender um público específico e, “de quebra”, conseguiu derrubar objeções relacionadas à proteção solar.
Faça segmentação de clientes com quem realmente entende do assunto
Mais importante do que conhecer cases de sucesso e aderir à segmentação de clientes é desenvolver estratégias com profissionais que dominam o assunto e sabem como gerar os melhores resultados.
A Cordel Digital sabe como fazer! Desenvolvemos ações de marketing direcionadas aos públicos certos que sua empresa deseja atender conquistando assim, todos os benefícios que a segmentação de clientes pode oferecer.
Utilizamos as técnicas adequadas para transformar o seu negócio e trazer resultados concretos no faturamento, no fortalecimento da marca e na autoridade perante o mercado.
Clique aqui para uma conversa sem compromisso com nossos especialistas
Se preferir, solicite um orçamento. Venha para a Cordel e eleve seu negócio a outro patamar.
Ana Bittencourt,
Redatora da Cordel Digital Marketing