Facebook Ads

O Facebook é uma plataforma proprietária que fez mais sucesso do que qualquer outra rede social antes dela. Mas uma plataforma deste tipo, precisa ganhar dinheiro para sobreviver, e é ai que entram os anúncios do Facebook. Vamos entender como funciona.

Planejamento dos anúncios

O Facebook nos proporciona com aqueles botões de “impulsionamento”, porém eles são bastante ineficientes, ou melhor, não oferecem todas as possibilidades que o Facebook possui para suprir as necessidades de um negócio. Vamos entender um pouco sobre elas:

Durante o planejamento, utilizando o gerenciador de negócios, ao invés do botão de impulsionar, conseguimos mais opções interessantes, por exemplo, podemos gerar cadastros, configurar o anúncio para levar visitantes para um site, ou página específica, monitorar como esse acesso se comportou, quais reações foram realizadas, criar públicos personalizados a partir de base de usuários, instalar o pixel de conversão e fazer o anúncio encontrar cada vez mais pessoas que estão dispostas a executar a ação desejada, e muitas outras funcionalidades a mais!

Em geral, cada campanha deve possuir uma finalidade específica, seja de levar ao site, ou de gerar cadastros, e com base na configuração guiada da plataforma, disponibilizar mídias específicas para cumprir esta finalidade. E mais, você não precisa colocar essas mídias na sua linha do tempo, ou seja, podemos planejar material específico e exclusivo para estas campanhas.

Análise e otimização

Através dos recursos da plataforma, conseguimos medir os resultados e otimizá-los com bastante flexibilidade e agilidade. Como o anúncio não aparece na linha do tempo, não precisamos nos preocupar como a linha do tempo ficará depois de tantas atualizações, o que nos permite trabalhar com um volume bem maior de criativos (artes, vídeos, etc…) sem prejudicar o fator estético do feed.

Já chegamos a trabalhar com campanhas de anúncio com mais de 50 artes rodando ao mesmo tempo e constantemente atualizadas. Isso nos permite captar exatamente quais chamadas, artes, vídeos, botões conseguem os melhores resultados para o público desejado, e este procedimento é chave para reduzir o custo de aquisição destes resultados, sejam eles vendas diretas ou cadastros.

O acompanhamento de tudo isto é fundamental, para evitar que ao final da campanha, perceba-se que o custo foi muito alto, então fazer os ajustes no tempo certo evita esse tipo de desperdício. Vale salientar também, que também não adianta fazer alterações muito constantemente, pois dificulta a análise dos resultados, uma vez pode acontecer de ter sido um péssimo dia para o seu segmento, o que não invalida as artes / chamadas utilizadas. Uma vez que os seus anúncios estão otimizados com os KPIs verdes, fica mais interessante de aumentar a verba da campanha.

Relatórios mensais

É fundamental que ao final de cada mês, sejam gerados relatórios para realizar análises do que foi que deu certo e do que deu errado. É com base neles que as novas estratégias devem ser montadas e/ou otimizadas. Vale lembrar que o acompanhamento deve ser constante e que para que as futuras campanhas sejam positivas, deve-se saber aproveitar os pontos fortes que deram certo nas campanhas anteriores, caso contrário, cada campanha deverá ser analisada novamente do começo, o que não é eficiente uma vez que diminuição dos gastos deve ser um fator a ser considerado com bastante importância.

Quer saber mais sobre o assunto? Preencha o formulário abaixo para receber uma consultoria gratuita.

15 + 3 =