preloder

Email Marketing

Não se engane, email ainda é e continuará sendo, pelo menos por um bom tempo, uma das ferramentas mais poderosas de marketing.

Todo mundo usa

As vezes nos deixamos levar pela sensação de que as pessoas não abrem mais email, ou que ninguém vai abrir os nossos. Porém, o marketing trata isso de uma forma bem simples: Se as pessoas forem o seu público alvo, elas com certeza abrirão o seu email, desde que você as trate bem no rítmo correto.

Esse é o desafio, achar as pessoas certas para enviar, utilizando os formatos corretos e os conteúdos que elas querem.

Nada como um bom email

Emails com muitas imagens, pouco texto, nenhum conteúdo interessante, disparado continuamente para as mesmas pessoas sem levar em conta qual intervalo é o ideal para esses disparos, e sem critério de quem você está mandando, são uns dos erros que a maioria das pessoas cometem ao trabalhar com essa ferramenta.

As plataformas de email não gostam quando você exagera na quantidade de imagens, podendo lhe jogar para spam ou simplesmente não mostrando nenhuma das suas imagens, podendo invalidar completamente a sua mensagem, caso seja composta apenas de imagens pesadas.

Intervalo é a chave

Não adianta ficar enviando emails sucessivamente para quem não está os abrindo. Isto pode trazer consequências pesadas para o seu domínio, e chateando essas pessoas que irão sem sombra de dúvidas, se descadastrar da sua lista, ou pior, lhe marcar como spam! É fundamental que você evite chegar a esse ponto, enviando emails com um bom espaço de tempo entre eles, e apresentando conteúdos interessantes que realmente valham a pena o tempo deles.

Blacklists

Quando você quebra essas regras com muita constância, plataformas como o Google, podem lhe por em uma lista negra (blacklist), diminuindo o alcance orgânico de todas as suas mídias na internet, podendo lhe causar prejuízos enormes, principalmente se o seu faturamento depende diretamente da internet.

Caso você entre em uma furada dessas, precisará recorrer a estratégias de remoção de penalização do Google, que é uma atividade árdua de remediamento. Prevenir sempre foi e sempre será o melhor remédio.

Ferramentas de automação

A melhor forma de conseguir manter um relacionamento constante com os seus leads, principalmente quando você tem muitos deles, é através de ferramentas de automação, que farão com que eles se sintam bem atendidos com seus conteúdos e ofertas com uma frequência de disparos bem controlada e relatórios completos de aberturas, clicks, bounces (emails rejeitados pelos servidores).

Mas vale reforçar que as pessoas gostam de ser bem atendidas, portanto tem que ter uma atenção redobrada na hora de criar esses conteúdos, pois ninguém gosta de ser atendido por um robô sem emoções que não respondem aquilo que elas perguntam, ou simplesmente não respondem por má configuração. É muito importante que as mensagens sejam humanizadas, ricas e com algumas firulas que as façam se sentir especiais.

Quer saber mais sobre o assunto? Preencha o formulário abaixo para receber uma consultoria gratuita.

12 + 7 =