Métricas para Acompanhar Resultados

Início » Marketing Digital » Métricas para Acompanhar Resultados

As métricas possuem um papel muito importante em uma estratégia de marketing, e para medir o sucesso de um negócio. 

Saber mensurar as métricas, é um fator decisivo para o desenvolvimento contínuo de uma empresa.

Tão importante quanto fazer um bom planejamento de marketing é conseguir acompanhar seus resultados, somente dessa forma será possível medir e avaliar quais são as estratégias mais eficientes.

Por meio delas, é capaz saber quais são os meios investidos mais eficientes, e quais devem ser interrompidos. Assim, você consegue garantir que está falando com o público certo.

Preparado para otimizar os investimentos e impulsionar os seus resultados?

Então conheça agora, as métricas!

Mas, afinal, o que são métricas?

Basicamente, as métricas são um conjunto de dados que servem para quantificar informações, para conseguir medir os resultados e avaliar o que o desempenho de cada estratégia.

Acompanhar essas informações é extremamente importante para conseguir avaliar diversas ações dentro de uma estratégia, principalmente as ações em marketing digital.

Para isso, hoje, podemos encontrar inúmeras ferramentas que captam e organizam em dashboards automaticamente. Porém, com tanta informação fica difícil saber por qual começar e quais realmente importam.

As ferramentas apenas organizam as informações, no entanto, a tarefa de interpretá-las é com você. 

Se você não faz a menor idéia de como isso acontece, não precisa se preocupe! 

Vamos te dar as informações necessárias para isso. Continue a leitura.

Defina suas metas

Antes de analisar é preciso definir. O que isso significa?

Que definir as metas é tão importante quanto saber analisá-las. Se você não sabe quais são os resultados que quer ter e quais são as metas que devem ser atingidas, de nada servirá a análise.

Apenas com as metas, será possível fazer uma análise eficiente. Por exemplo, digamos que você possua uma clínica odontológica que faz agendamentos onlines. Sua meta é agendar X consultas no mês, mas você sabe que 75% dessa meta deve vir de anúncios pagos em Redes Sociais. 

Com isso, ficará mais fácil visualizar quais são as métricas que devem ser acompanhadas.

Somente após a definição das métricas, é possível escolher quais serão acompanhadas. Veja agora, algumas dessas métricas.

Métricas

Para a melhor compreensão de quais são as métricas, podemos dividi-las em duas categorias: as métricas sociais e as métricas de negócio.

Ambas são essenciais para uma boa mensuração. Com a prática, você perceberá que as métricas de ambas as categorias poderão apresentar conclusões diferentes.Ou seja, enquanto uma métrica poderá apresentar números positivos em relação ao engajamento, as métricas de negócio poderão não ser tão bons assim.

Seguindo com o exemplo da clínica odontológica, ela pode ter um alcance interessante em palavras-chave como, clareamento a laser valor, extração de dente ou restauração de dente quanto custa, no entanto, as taxas de conversão são baixas.

Já nas redes sociais, possui um alcance menor, porém, as taxas de conversão são maiores em relação ao site.

Métricas sociais

Como já falamos anteriormente, as métricas sociais estão relacionadas as redes sociais. Suas principais métricas, são:

Alcance

O alcance, considerado uma meta base, é quem diz a quantidade de pessoas que receberam o conteúdo publicados nas redes sociais. 

Esse número deve ser baseado no número de seguidores que possui, porém, não deve ser usado como uma métrica principal, pois, nem todos que te seguem têm acesso aos seus conteúdos.

Tráfego

Resumidamente, o tráfego é que vai mostrar quantas pessoas estão chegando ao seu blog ou site por intermédio das redes sociais.

Conversão

Essa métrica é a “queridinha” de todos, porém, a conversão não está relacionada apenas quando um  usuário torna-se seu cliente, mas quando ele toma alguma ação almejada e planejada na estratégia de marketing.

Seguindo com o mesmo exemplo, quando um seguidor que viu o conteúdo sobre quanto custa um implante dentário clica no link que direciona para o seu blog, já pode ser considerada uma conversão.

Essas ações também podem ser uma assinatura de newsletter, download de ebooks, ligações etc.

Com essa métrica, é possível identificar quais são as estratégias mais eficiente e impulsioná-las. Afinal, quanto mais pessoas fizerem essas pequenas ações, mas público qualificado você terá e consequentemente, mais vendas.

Métricas de negócio

Analisar as métricas de negócio exigem mais tempo e esforços em relação às métricas de redes sociais.

 No entanto, elas conseguem informar valores exatos de retorno de cada investimento.

CAC

O CAC – Custo de Aquisição de Clientes – essa métrica faz jus ao nome. Ela consegue informar o investimento médio para a conquista de cada cliente. 

Essa, é uma métrica muito trabalhada e deve ser calculada mês a mês. Vale mencionar que todos os valores incluindo os  salários, comissões e outros recursos, devem ser usadas neste cálculo, já que fazem parte do processo de conversão.

ROI

ROI – Return over Investiment, tradução livre Retorno sobre Investimento – é métrica que calcula o que você “ganhou ou perdeu” em cada investimento.

Por meio dela, é possível identificar se é viável permanecer com as estratégias adotadas ou se é necessário mudar.

Cuidado com as métricas de vaidade

As métricas de vaidade são aquelas que encantam o empreendedor, mas que não possui relevância e nem deve ser considerada para as tomadas de decisões.

Como já falamos, as métricas são importantes, mas, devem ser interpretadas dentro de cada contexto. Quando isso não ocorre, as métricas criam uma ilusão e pode prejudicar drasticamente os resultados.

Uma métrica de vaidade pode ser, o número de curtidas em um post, número de inscrições em seu canal e entre outras. 

Resumindo, as métricas de vaidade são todas aquelas que não dizem sobre o seu faturamento final. Você pode ter muitas curtidas e até visualizações, e isso é bom, pois diz a respeito do seu engajamento, mas ainda sim, ter uma taxa baixa de conversão.

As métricas de vaidade são úteis, mas não devem, de nenhuma maneira serem consideradas sozinhas.

Agora que você já sabe quais métricas são importantes e que quais métricas deve fugir, chegou a hora de colocar a mão na massa!

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Clínica Ideal.

MATERIAIS GRATUITOS

Confira a nossa biblioteca educacional de Marketing Digital