Venda durante a crise!

Início » Empreendedorismo » Venda durante a crise!

O mercado como conhecemos está morrendo… As relações de compra e venda tradicionais tão comuns em balcões e prateleiras se tornaram uma atividade de risco. No mundo corporativo, reuniões com equipes, encontros de planejamento com consultores em salas de reuniões lotadas, deram lugar a mesas e cadeiras vazias. Mãos que costumavam trabalhar e se apertar para fechar negociações foram distanciadas. E agora? Como manter meu crescimento e vendas em tempos de crise?

Não se desespere

Em primeiro lugar é preciso entender que momentos de crise sempre existiram e sempre vão existir. Eles permitem uma revitalização do mercado, pois é na crise que desaparecem empresas que não conseguem se adaptar, as que conseguem se consolidam e outras surgem com inovações que vêm a criar novas disrupções em modelos tradicionais de serviços. Potencializando sua lucratividade em um curto espaço de tempo e permanecendo ativas dentro de novos mercado.

Saindo da Crise e tendo mais lucro

Então vamos lá. Procurar soluções criativas em meio as dificuldades são boas práticas para manter seu crescimento em tempos de crise. Por isso neste momento, muitas empresas estão utilizando um recurso que já é conhecido de todos, mas que necessita de certa dedicação: a internet. 

Seja através de conteúdos, que são transmitidos por lives, artigos, vídeos ou ainda, por meio de vendas online durante a crise de produtos e serviços, a verdade é que nunca estivemos tão conectados como nos últimos dias. 

(Veja aqui um artigo imperdível sobre produção conteúdo de video para melhorar suas vendas)

E nada melhor para provar que a internet pode fazer sua empresa lucrar mais do que números. Segundo dados do Compre e Confie, empresa de inteligência de mercado focada em vendas online, a alta das vendas totais foi de 40% nos primeiros 15 dias de março. Um relatório produzido pela empresa, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra que houve um aumento significativo no consumo das categorias de “saúde” (111%), “supermercados” (80%) e “beleza e perfumaria” (83%) no primeiro bimestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Vender Online

Vendas online podem ocorrer em uma plataforma que inclua várias lojas (marketplace) ou em um sistema pré-pronto e personalizável. Isso se você não comprar uma loja totalmente personalizada, que possui um custo adicional, porém traz mais segurança e autonomia de uso.

Entretanto vamos destacar as plataformas pré-prontas de vendas online. Essa é a opção mais barata e segura para quem está começando, sem ter vasto conhecimento e pensando em economia.

O Brasil atualmente conta com mais de 90 plataformas de lojas virtuais. Veja um ranking atualizado 2020 das mais utilizadas no Brasil:

  1. Woocommerce

Cerca de ¼ do mercado brasileiro utiliza esse plugin do WordPress. O gerenciador Woocommerce é a plataforma de criação de sites de vendas mais utilizada na atualidade. É fácil de ser usado, personalizável e gratuito.

  1. Magento

O Magento lidera as pesquisas do Google Trends, abocanhando 15% das lojas virtuais em nosso país. É uma plataforma de código aberto, que pode ser editada e remodelada. É possível utilizá-la para comércio internacional, e dispõe de muitas formas de pagamento.

  1. Shopify

Com 10% do mercado Brasileiro, o Shopify se torna também uma boa opção.

As vantagens do Shopify são: facilidade para criação de lojas, vários modelos prontos criados por renomados designers e hospedagem.

Estas plataforma se adaptam a diferentes dispositivos móveis, contando com uma equipe de especialistas e de gerenciamento.

Normalmente cada cliente da sua loja tem um perfil e conta individual, e você pode ver o histórico de cada um deles. Assim, vai ter ciência do que o cliente compra e recomendar produtos semelhantes por exemplo através de e-mail marketing. (Não deixe de ler esse artigo  sobre como se relacionar com clientes através de e-mail Marketing)

Caso prefira, você pode (também) inserir sua loja em um marketplace, que é como um “shopping virtual” onde várias empresas e vendedores estão juntos e compartilham de um mesmo “endereço em comum”.

Alguns dos mais conhecidos marketplaces são os seguintes:

  • Mercado Livre;
  • Amazon
  • Olx
  • Enjoei
  • Dafiti

Como você pode ver, há várias alternativas de plataformas de vendas online. O momento é completamente favorável para inserir sua empresa na Internet. Chega de adiar aquela proposta de construção de Website e Conteúdo relevante para as redes sociais. Pois são elas que irão fazer sua empresa ser vista e lembrada por seus clientes e parceiros. Caso esteja um passo a frente, este também é o momento ideal para investir no seu E Commerce. Já que hoje contam com planos flexíveis e que cabem em qualquer nível de investimento. 

Somando esses recursos em conjunto com um bom plano de marketing digital, você conseguirá potencializar a quantidade de acessos ao seu site. Resultando no aumento de vendas e claro mais lucro para seu negócio mesmo em tempos de crise. Caso deseje conhecer mais sobre estratégias de Marketing para Lucrar mais, não deixe de acessar o nosso Ebook Exclusivo 

Receba Novidades por E-mail

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por email e seja um Cançaceiro Digital

Conteúdo Rico

A importância do Google Ads para a sua empresa

A importância do Google Ads para a sua empresa

Você já deve ter se perguntado algumas vezes sobre o que é o Google Ads e qual a utilidade dele para o funcionamento da sua empresa. Aqui nós iremos destrinchar todas essas dúvidas que você tem e iremos te mostrar como essa ferramenta é essencial para o sucesso da sua...

Logotipo ou Logomarca?

Logotipo ou Logomarca?

Se você está no grupo daquelas pessoas que ainda se confunde ou mesmo não sabe a diferença entre Logotipo e Logomarca, pode ficar sossegado que iremos tirar sua dúvida agora! Ao puxarmos para o lado da linguagem vemos que, em grego “logos” tem por definição: Conceito,...

Identidade Visual, o que é?

Identidade Visual, o que é?

Quer saber como uma Identidade Visual pode ajudar você e a sua empresa? Então segue o artigo que fizemos para você ficar por dentro e ver o seu negócio decolar!Para se criar e, principalmente, manter uma pequena empresa na ativa, é preciso que se tenha: capital, um...

Como obter bons resultados promovendo no Instagram do seu negócio?

Como obter bons resultados promovendo no Instagram do seu negócio?

É fato que a promoção de marcas, produtos e serviços é uma atividade importantíssima para o seu negócio. No entanto, para que isso aconteça de forma qualitativa é necessário escolher a melhor ferramenta, levando-se em consideração a maximização do resultado final...

O que é SEO ?

O que é SEO ?

Todo mundo quer ter um site no topo das pesquisas do GOOGLE, mas pouquíssimas pessoas sabem o que é SEO (Search Engine Optimization) conhecido como otimização de sites. Essas três letrinhas podem ajudar a aumentar de forma considerável os acessos do seu site, mas para...

Empreendedorismo Digital

Empreendedorismo Digital

Em outros tempos , ao se pensar em começar um negócio sem ter um sócio ou uma equipe muito boa seria loucura. Hoje em dia nessa era digital que vivemos isso não é mais problema. Cada vez mais empresas vem mostrando que empreender no meio digital é algo bem menos...