Uma coisa que sempre nos perguntam em relação a uma fanpage, é como conseguir alcance orgânico, ou seja, sem pagar com anúncios, apenas com o engajamento dos seguidores e novas pessoas que se deparem com o conteúdo por conta dos compartilhamentos.

A problemática disso é que com a quantidade de pessoas utilizando o facebook e nutrindo suas timelines com cada vez mais conteúdo sendo compartilhado, a porcentagem de usuários da maior rede social do mundo que irá ser atingida pelas postagens da sua fanpage é muito baixa. Para você ter idéia, as páginas grandes, bem produzidas com agências por trás, sem contar com as viralizações extremamente difíceis de se conseguir, lutam para tentar fazer com que seus conteúdos atinjam 5% das pessoas que  as seguem.

alcance organico

Diante deste cenário, é fundamental que você siga alguns passos para garantir que o seu conteúdo consiga atingir este público orgânico que sua página de facebook tem em potencial. Vamos a ela:

1 – USA ARTES BONITAS E NOS TAMANHOS CORRETOS

Você sabia que existem formatos corretos para todas as artes de uma fanpage? A capa da página, a foto do perfil, as postagens na linha do tempo e até mesmo os anúncios patrocinados possuem tamanhos específicos, que se não forem levados em consideração, podem acarretar em postagens com partes importantes da sua arte cortadas, ficando invisíveis para quem o post conseguir alcançar. Além disso, uma arte bem diagramada e posicionada, mostra o quanto o seu negócio é organizado e bem planejado.

post example

Uma mão na roda, apesar de não ser tao simples quanto parece, é utilizar o material fornecido pela página de facebook PagesSizesDimensions que fornece a grande maioria destes tamanhos e margens de segurança que você precisa para ter certeza que suas artes estão nos tamanhos corretos.

2 – PUBLIQUE CONTEÚDO INTERESSANTE NA SUA FANPAGE

O próprio facebook, constantemente submete uns formulários para seus usuários mostrando alguns conteúdos e pedindo para eles informarem quais destes conteúdos são mais relevantes para eles. Adivinha quais postagens tendem a ser reprovadas? Para conseguir divulgar o seu negócio na sua fanpage hoje, você precisa chamar a atenção do seu público pelo que eles gostam, e na maioria das vezes, não pelo que você tem a oferecer, pois é quase impossível conseguir vender dentro das rede sociais com um anúncio de venda seco, sem uma sacada ou sem algo divertido envolvido.

post engajement

Lembre-se também de variar as postagens que você cria, com gifs, vídeos, fotos, links e etc, pois existem diversos fatores que influenciam no desempenho de um post, como o seu público, o horário, e demais tendências seguidas pelos usuários das redes sociais.

3 – NÃO ATROPELE SEUS PRÓPRIOS POSTS

Não publique posts um atrás do outro na sua fanpage. Lembra como falamos que a quantidade de usuários presente nas redes e postando conteúdo o tempo inteiro diminui substancialmente as chances de o seu post ser visto? Ao postar constantemente conteúdos um atrás do outro, o que acontece é que o seus próprios posts irão competir entre eles, podendo fazer com que um post interessante possa ser completamente obscurecido por um post nada interessante, dizimando o seu alcance para aquele dia e podendo sim, estragar boas chances de conversão para o seu negócio.

ligeirinho

Em um outro artigo iremos falar mais sobre tipos de conteúdo e segmentações de público, portanto fique ligado no nosso site principal para maiores informações no futuro!

4 – SAIBA O HORÁRIO CORRETO PARA POSTAR

O seu público possui um horário de pico de acesso, é importante que você os saiba! Ao testar diversos posts, você mesmo pode observar aqueles posts que tiveram maior engajamento e o horário que você os postou. Alternativamente, existem ferramentas que permitem você saber estes horários de uma forma mais prática, mas que precisam de um conhecimento mais técnico para tirar proveito. Caso você queira saber mais sobre isso, não deixe de nos enviar um e-mail sugerindo que façamos uma matéria específica sobre isso!

5 – USE POUCO TEXTO

Antigamente, os anúncios do facebook verificavam as artes das postagens para verificar se elas continham mais que 20% de texto, barrando o anúncio se detectado. O motivo para isso, é que postagens com mais de 20% de texto tinham um feedback horrível dos usuários da rede social. Isto nos diz bastante não apenas para anúncios, como para postagens também.

pascoa2

Como regra, lembre-se: Usuários de redes sociais odeiam texto, então se você colocar muito, terá desempenhos catastróficos. Se quiser dar uma olhada em exemplos de posts que seguem este estilo, de uma olhada na nossa fanpage para ter uma idéia de quantidade de texto em um post.

EXTRA – TÉCNICA SECRETA

Mas diante de tudo isto, temos uma técnica secreta para você. É uma informação sobre qual é a melhor forma de conseguir público orgânico, que apesar de fugir um pouco das 5 dicas que fornecemos acima, esta é a cereja do bolo de uma fanpage e a forma mais eficiente de conseguir público orgânico, porém precisa de um pouco de investimento da sua parte. Vamos lá!

O negócio é o seguinte…, o que acontece se você tem um conteúdo muito bom, capaz de viralizar e além disso, você também impulsiona este post? O problema do alcance orgânico natural, é que ele não é entregue as pessoas e dificilmente será viralizado, mesmo sendo bom! Mas existe uma forma muito simples de conseguir que ele seja visto por pessoas, que é através dos anúncios. Desta forma, você pode fazer com que um pequeno investimento, consiga causar uma viralização com muito mais facilidade!

organico

Legal não é? Mas lembre-se que para isto, você precisa não apenas ter uma fanpage bem configurada e otimizada, mas um público alvo bem segmentado e uma estratégia de anúncios bem desenvolvida. Se você tem dúvidas de como conseguir isso, não se acanhe de nos enviar um e-mail para que possamos tirar suas dúvidas!

CONTATO

Comments

Receba as melhores dicas, novidades e promoções!

Inscreva-se e fique sempre por dentro das novidades da internet, dicas para melhorar as suas divulgações e promoções exclusivas.

Você se inscreveu em nossa lista com sucesso!